Una causa polêmica ao trocar prova final por nota do Enade

Alunos e especialista argumentam que centro universitário estaria ‘desvirtuando’ avaliação

iG Minas Gerais | Luiza Muzzi |

Exame. Em todo Brasil, 483.520 estudantes de 33 cursos vão fazer a prova do Enade neste domingo
CHARLES SILVA DUARTE / OTEMPO
Exame. Em todo Brasil, 483.520 estudantes de 33 cursos vão fazer a prova do Enade neste domingo

Criado com o objetivo de avaliar cursos e estudantes de graduação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que será realizado neste domingo, terá sua nota aproveitada em substituição à de uma avaliação tradicional. O uso da nota será feito pelo Centro Universitário Una, em Belo Horizonte. A iniciativa gerou estranhamento entre estudantes e especialistas, porque estaria desvirtuando o objetivo do exame. A Una, por sua vez, garante que a ação está dentro da lei.

Os estudantes reclamam que a Una quer pressioná-los a apresentar bons resultados no exame. “A faculdade quer usar de outros meios para que seus alunos tenham uma boa nota e, assim, dar uma visibilidade maior para a instituição e ter mais arrecadação nos próximos anos”, disse um aluno. Segundo portaria publicada pela Una em junho, à qual O TEMPO teve acesso, estudantes de 18 cursos – selecionados para o Enade – deverão permanecer nos locais de prova por pelo menos três horas, tempo mínimo para que consigam levar o caderno de questões. O material, porém, não ficará com os alunos, devendo ser “imediatamente entregue” a um responsável da Una para correção. Na teoria, as universidades não têm acesso às notas individuais dos alunos – que só podem ser acessadas por eles mesmos no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Segundo a resolução da Una, quem não entregar o caderno receberá nota zero na P2, segunda avaliação das disciplinas. Os alunos com bom desempenho no Enade também serão premiados com tablets e descontos de até 90% em cursos de pós-graduação da instituição. Professora de letras da PUC Minas, Maria Ângela Paulino diz que a medida distorce o Enade. “Ele atingiu uma importância no sentido de que o próprio reconhecimento da universidade se dá pela classificação que o curso teve no exame. E esse peso do Enade acaba podendo desencadear esse tipo de conduta, que, a meu ver, não é um comportamento condizente com o que o exame pretende”. A Una informou que tem autonomia para criar suas avaliações. “Conforme exigências legais, a Una divulga semestralmente os critérios avaliativos, bem como calendário institucional”. Segundo a instituição, a mesma medida foi adotada no ano passado. O MEC disse tratar de um caso pontual, que não poderia ser comentado, a não ser que houvesse uma queixa formal.

Para que serve Avaliação. O Enade é um dos critérios de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). São três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Desempenho. Em caso de conceitos 1 e 2 (em escala até 5), as instituições podem sofrer sanções, incluindo o congelamento de vagas.

Prêmios estimulam boas notas Usar a nota do Enade em substituição a avaliações tradicionais da graduação não é prática comumente adotada por outras faculdades privadas de Belo Horizonte. Nenhuma das três instituições de ensino superior consultadas pela reportagem – PUC Minas, Fumec e Newton Paiva – utiliza o resultado dos alunos no exame como pontuação obrigatória para os cursos. Ainda assim, como o Centro Universitário Una, a Newton Paiva estimula o bom desempenho dos alunos por meio de premiações com descontos de até 90% em cursos de pós-graduação. A instituição também criou um aplicativo para os alunos treinarem para o exame. Quem tiver a maior pontuação vai receber vales-compras em lojas virtuais.

Cursos que prestarão o Enade no próximo domingo:

* Arquitetura e Urbanismo

* Sistema de Informação

* Engenharia Civil

* Engenharia Elétrica

* Engenharia de Computação

* Engenharia de Controle e Automação

* Engenharia Mecânica

* Engenharia Química

* Engenharia de Alimentos

* Engenharia de Produção

* Engenharia Ambiental

* Engenharia Florestal

* Engenharia

* Ciência da Computação

* Ciências Biológicas

* Ciências Sociais

* Filosofia

* Física

* Geografia

* História

* Letras-português

* Matemática

* Química

* Artes Visuais

* Educação Física

* Letras-português e espanhol

* Letras-português e inglês

* Música

* Pedagogia

* Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

* Tecnólogo em Automação Industrial

* Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial

* Tecnólogo em Redes de Computadores

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave