BH ganha nova pista de skate no Parque das Mangabeiras

Pista possui seis metros de altura e acompanha os níveis internacionais na prática do esporte; Belo horizonte é a quarta cidade do Brasil com maior número de skatistas, segundo a Confederação Brasileira de Skate

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

Pista é a maior da capital
Fundação de Parques Municipais/Divulgação
Pista é a maior da capital

Atendendo ao pedido de skatistas, Belo Horizonte terá uma nova pista para a prática do esporte a céu aberto. Neste sábado (22), um evento de inauguração no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital irá apresentar à população a pista outdoor (descoberta) de madeira, que fará parte do complexo de skate do parque.

A pista estilo half-pipe, ou seja, em formato de U, possui estrutura metálica e piso formado por camadas de ecoblock, uma madeira biossintética impermeável e compensado plastificado com acabamento em TS. “Essa pista possui 317 metros quadrados. Há cinco níveis diferentes para a descida, com angulações que permitem velocidades diferenciadas”, contam as arquitetas e urbanistas Nathália Otoni e Luciana Araújo, responsáveis pelo projeto.

Em Minas Gerais, o skate se popularizou. Belo horizonte, por exemplo, é a quarta cidade do Brasil com maior número de skatistas, segundo a Confederação Brasileira de Skate.

De acordo o diretor de parques da área sul da Fundação de Parques Municipais de BH, Homero Brasil Filho, essa pista é uma das três maiores do Brasil, com seis metros de altura. "Nós já temos uma pista de skate no parque e no fim de semana chega a 200 ou 300 skatistas utilizando. Agora, nessa half-pipe, a pessoa tem que ter um domínio maior e tem que ser um por vez. Ela vai exigir mais habilidade e treino", explicou.

Para utilizar a nova pista, os skatistas terão que assinar um termo de compromisso, garantindo que estão aptos a praticar o esporte no novo espaço. Com isso, o esportista ganha uma carteirinha e terá um adesivo colocado em seu capacete. A pista poderá ser utilizada todos os dias, em que o parque está aberto, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

A pista possui características de nível internacional e poderá ser utilizada para treinos de competições no Brasil e no exterior.

Ouros parques na capital também contam com pistas de skate. Ainda, uma nova pista está em construção no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, entre os bairro Planalto e Itapoã.

Evento

A partir das 10h, a Prefeitura de Belo Horizonte realizará uma festa para inaugurar oficialmente a mais nova pista de skate da cidade. O evento contará com a apresentação de dois skatistas de São Paulo que farão manobras radicais.

Leia tudo sobre: pistaskateparque das mangabeiras