Em vantagem no duelo, Messi pega um embalado Cristiano Ronaldo

Argentina e Portugal se enfrentam nesta terça-feira em um amistoso, às 17h45 (de Brasília), no Estádio Old Tratford, na Inglaterra

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

ANDRES KUDACKI/ASSOCIATED PRESS
undefined

No amistoso entre Argentina e Portugal em Old Trafford, na Inglaterra, nesta terça (18),às 17h45 (de Brasília),  seis prêmios de Melhor do Mundo estarão em campo. Do lado latino, Lionel Messi, 27, tímido argentino de Rosario, escolhido o melhor jogador do mundo em quatro ocasiões -de 2009 a 2012. Do lado europeu, Cristiano Ronaldo, 29, 'showman' português da Ilha da Madeira, eleito duas vezes o craque da temporada -em 2008 e 2013.

Tais premiações apenas reforçam algo que é tido como consenso: são os dois maiores jogadores da atualidade.Por isso, a partida é uma das mais aguardadas de uma rodada de 25 amistosos, que conta ainda com o confronto entre Espanha e Alemanha.

Este será o 27º duelo dos atacantes desde 2007, quando se enfrentaram pela primeira vez -Messi pelo Barcelona e Ronaldo pelo Manchester United. No balanço geral, Messi tem vantagem, com 12 triunfos, contra sete de Ronaldo.Nesses enfrentamentos, o argentino marcou 17 gols, enquanto seu concorrente fez 15.

Pesa a favor de Messi o fato de ter conquistado uma Liga dos Campeões sobre o Manchester United de Ronaldo em 2009, tendo feito um dos gols na vitória por 2 a 0. Desde a última temporada, contudo, o atacante do Real Madrid tem despontado, enquanto o 'rival' tem ficado abaixo de sua média pessoal.

Após ter perdido para Messi em 2011 e 2012, Ronaldo levou o prêmio de melhor do mundo em 2013. Além disso, foi campeão da Liga dos Campeões e artilheiro pelo segundo ano seguido. Seus 17 gols em 2013 colocaram-no como o maior artilheiro de uma única edição da competição.

Principal referência de uma das gerações mais vencedoras do Barcelona, Messi conquistou apenas uma modesta Supercopa no mesmo ano. Na atual temporada, Ronaldo encabeça a lista de artilheiros do Espanhol, com 18 gols, e o Real Madrid é líder. O Barcelona aparece logo atrás, na segunda colocação. Messi marcou sete gols.

Enquanto Messi se cala, Ronaldo faz pouco caso da segunda vez que os dois se encontram por suas seleções. Na primeira vez, em 2011, ambos marcaram, mas os argentinos venceram por 2 a 1. "Se fosse pela Copa, seria especial. Mas é um amistoso, não conta para nada", disse.

Com a proximidade da entrega da Bola de Ouro, em janeiro, o jogo pode significar mais do que ele especula. Pode ser um tira-teima entre dois craques distintos em estilo, mas parelhos em qualidade.

ESPANHA X ALEMANHA

Nesta terça, as seleções que venceram as duas últimas copas se enfrentam em Vigo, na Espanha. Os espanhóis Fabregas, Iniesta e David Silva, lesionados, não participarão do jogo, enquanto Neuer, Boateng, Schweinsteiger, Hummels e Reus, também machucados, são desfalques do lado alemão.

Leia tudo sobre: messicristiano ronaldobarcelonareal madridargentinaportugal