América precisa de aproveitamento de 100% e tropeço de adversários

Segundo o site do departamento de probabilidades da UFMG, vitória sobre o Avaí aumentou para 8,9% a possibilidade do acesso alviverde

iG Minas Gerais | ANTÔNIO ANDERSON |

ESPORTES : BELO HORIZONTE - MG - ARENA INDEPENDENCIA . SERIE B , JOGO VALIDO PELA 35 RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SERIE B 2014 . AMERICA MG X AVAI

FOTOS: JOAO GODINHO / O TEMPO / 14.11.2014
JOAO GODINHO / O TEMPO
ESPORTES : BELO HORIZONTE - MG - ARENA INDEPENDENCIA . SERIE B , JOGO VALIDO PELA 35 RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SERIE B 2014 . AMERICA MG X AVAI FOTOS: JOAO GODINHO / O TEMPO / 14.11.2014

Faltando três rodadas para o encerramento da Série B, o América mantém o sonho do acesso e confia na possibilidade de conseguir 100% de aproveitamento nos seus jogos restantes e contar com o tropeço dos rivais para voltar a disputar a elite do futebol brasileiro depois de quatro anos.

Nesta terça-feira, quando serão disputados todos os jogos da 36ª rodada, o alviverde entra em campo na obrigação de vencer o Luverdense fora de casa e ainda vai ficar na torcida por tropeços de Ceará, Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí que vão enfrentar, respectivamente, ABC-RN, Joinville, Bragantino e Portuguesa.

Joinville e Ponte Preta já garantiram suas vagas. O Vasco deve confirmar nesta terça-feira sua classificação jogando em casa contra o já rebaixado Vila Nova-GO. Desta forma, vai sobrar apenas uma vaga, que será disputada por pelos menos cinco clubes, entre eles o próprio América.

Em oitavo lugar na tabela de classificação com 52 pontos, dois menos que o Ceará, clube que fecha o G-4, o América pode chegar, no máximo, aos 61 pontos até o encerramento da competição. O Coelho enfrenta Luverdense e Ponte Preta fora de casa e faz sua última partida pelo Nacional jogando em casa contra o Sampaio Corrêa.

Destes adversários, O Luverdense não tem mais chances de chegar ao grupo dos quatro primeiros colocados e praticamente já afastou qualquer risco de rebaixamento. A Ponte Preta está na briga pelo título, enquanto que o Sampaio Corrêa ocupa uma posição intermediária e não tem mais grandes pretensões na tabela.

Segundo o site do departamento de probabilidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  as chances de acesso do Coelho aumentaram de  3,2% para 8,9% após a vitória por 3 a 0 sobre o Avaí na rodada passada.  Os principais concorrentes do alviverde nesta reta final de competição são o Boa Esporte (25,9%), Ceará (25%), Atlético-GO (20,7%) e Avaí (13,2%).