Parceiros que se beijam com frequência compartilham bactérias bucais

Um estudo mostra que pelo menos 80 milhões de bactérias são transferidas de uma boca para outra durante um beijo de dez segundos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Parceiros que se beijam muito compartilham a mesma comunidade bucal
Reprodução
Parceiros que se beijam muito compartilham a mesma comunidade bucal

Um estudo mostra que pelo menos 80 milhões de bactérias são transferidas de uma boca a outra durante um beijo de 10 segundos. Uma pesquisa divulgada pelo jornal de publicações científicas Microbiome concluiu que parceiros que se beijam pelo menos nove vezes por dia compartilham a mesma comunidade bucal de bactérias.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do museu Micropia, o primeiro museu sobre micróbios do mundo, que fica em Amsterdã, e da organização de pesquisa científica holandesa TNO, estudaram 21 casais, que preencheram questionários sobre seus hábitos de beijar, incluindo a frequência de beijos íntimos. Em seguida, foram coletadas amostras da superfície de suas línguas e salivas.

O  resultado apontou que quando casais trocam beijos íntimos com uma alta frequência, as microbiotasde suas respectivas bocas se tornam similares. A pesquisa verificou que, em média, pelo menos nove beijos por dia resultam no casal ter microbiotas compartilhadas.

Outro apontamento do estudo é que hábitos compartilhados no dia a dia, como dieta e higiene pessoal, também contribuem para que os membros de um casal compartilhem microbiotas bucais semelhantes.

Conclusão do estudo - Mais de 100 trilhões de microorganismo vivem no organismo humano e são essenciais para a digestão de alimentos, a síntese de nutrientes e a prevenção de doenças. O chamado microbioma é influenciado pela genética, a dieta e a idade, mas também pelos indivíduos com quem se interage proximamente. Com cerca de 700 bactérias vivendo em em uma boca, a pesquisa comprova que também a microbiota bucal é influenciada pelos que estão mais próximos.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave