PM aperta o cerco contra a poluição sonora em Itabirito

Problema é antigo e reclamações recorrentes; estabelecimentos comerciais e residências já foram notificados, mas motoristas estão no foco da Polícia

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

Casas noturnas, residências e diversos motoristas já foram notificadas pela Polícia
Divulgação/PM
Casas noturnas, residências e diversos motoristas já foram notificadas pela Polícia

A poluição sonora é um problema antigo e recorrente em Itabirito, cidade da região Central de Minas. Depois de muito reclamar, a população obteve resposta da Polícia Militar (PM), que implantou a operação Sossego, apertando o cerco contra estabelecimentos comerciais, residências e aos motoristas da cidade. Os trabalhos tiveram início no último dia 7, sem previsão de encerramento.

Conforme o capitão Paulo Henrique Cardoso, o foco da fiscalização foram os carros 'tunados", que geralmente acumulam irregularidades. "O que acontece mais aqui são as disputas entre os veículos, com som muito alto, e que perturbam demais a vida dos moradores. Sem falar que muito desses carros também são multados por estar descaracterizados, com rodas de aro maior, muito rebaixados, com faróis de xenon, às vezes até com a cor do veículo alterada, o que compromete a segurança", listou.

Segundo a PM, há ainda o registro de pegas e de motociclistas que se juntam para fazer manobras arriscadas. Na primeira vez, motorista ou proprietário recebem uma notificação. Em caso de reincidência, os infratores podem ser presos por desobediência e perturbação do sossego, além de ter veículos e equipamentos apreendidos.

Para facilitar o trabalho da Polícia com esse grupo específico, os carros mais visados tiveram suas placas registradas, para uma vistoria mais detalhada. Ao todo, foram 15 veículos apreendidos e 23 multas de trânsito aplicadas. Outras quatros estabelecimentos noturnos foram notificados e duas residências advertidas.

Torcedores

A operação Sossego atua durante o dia e a noite, com reforço nos fins de semana e dias de jogos. Na última quarta-feira (12), dia do jogo entre Atlético e Cruzeiro pela Copa do Brasil, ocorreram duas dessas apreensões. "A PM já estava atenta a isso, mas alguns torcedores foram para BH assistir a partida. Quando voltaram, lá pelas 2h, chegaram tocando o hino dos times muito alto e fazendo um buzinaço".

Para os próximos jogos, a PM promete fazer um cerco também na estrada (BR-356), na entrada da cidade.

Desde o início da operação, nenhuma pessoa resistiu às abordagens ou foi detida.

Leia tudo sobre: ItabiritoPMsossegolei do silênciocarrosjogosbarulho