'Prévia do PIB' indica que país saiu da recessão no 3º trimestre

De janeiro a setembro, a variação da atividade econômica foi de 0,01% na comparação com o mesmo período de 2013

iG Minas Gerais | Da redação |

Dados divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC) indicam que a economia brasileira saiu da recessão técnica, parando de encolher, mas que permanecerá estagnada neste ano e no próximo.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado como prévia do PIB, teve expansão de 0,6% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Foi a melhor taxa desde o segundo trimestre do ano passado, mas não chegou a compensar a queda de 0,8% medida entre março e junho deste ano.

De janeiro a setembro, a variação da atividade foi de 0,01% na comparação com o mesmo período de 2013.

O desempenho trimestral do Produto Interno Bruto será anunciado pelo IBGE no final do mês.

Na pesquisa semanal feita pelo BC com analistas de bancos e consultorias, a projeção central para o crescimento do PIB neste ano ficou estável, em 0,21%. Para 2015, a estimativa ficou em 0,8%.

Números mês a mês

A atividade econômica apresentou crescimento de 0,4% em setembro, percentual já dessazonalizado (ajustado para o período). É o terceiro mês consecutivo em que o IBC-Br registra aumento. Em julho, o crescimento dessazonalizado foi 1,5%. Em agosto, houve alta de 0,27%.

Na comparação com agosto de 2013, o índice apresenta queda dessazonalizada de 0,24%. Considerando os últimos 12 meses, o aumento do IBC ficou em 0,6%.

Leia tudo sobre: IBC-BrPIBcrescimentorecessãoeconomia