Da criação de romances à escrita poética em foco

Vencedor do Jabuti no ano passado, Evandro Affonso Pereira participa hoje do Café Literário

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Mais. 
Alice Sant’Anna (foto) e Angélica de Freitas vão debater a poesia brasileira contemporânea
Alexandre Sant'Anna
Mais. Alice Sant’Anna (foto) e Angélica de Freitas vão debater a poesia brasileira contemporânea

Ancorada em diversas vertentes do mundo editorial, a quarta edição da Bienal do Livro de Minas também abarca uma diversidade de temáticas abordadas em encontros promovidos no Expominas.

No Café Literário de hoje, por exemplo, o mineiro Evandro Affonso Pereira, vencedor do prêmio Jabuti com a obra “O Mendigo que Sabia de Cor Os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, dialoga com o escritor, tradutor e editor, Daniel Pellizari. O ponto de partida será a própria escrita de romances. Já amanhã, a poesia volta à cena com o bate-papo entre Alice Sant’Anna e Angélica de Freitas. A primeira é uma das mais jovens autoras do país, e no ano passado publicou “Rabo de Baleia”, o segundo livro de sua carreira. Freitas, por sua vez, chega a Belo Horizonte após lançar, em 2013, “Um Útero é do Tamanho de Um Punho”. Ao analisar a figura feminina e ao questionar perspectivas, seus poemas chegaram a ser sublinhados pelo tom feminista.

Juntas, as autoras vão discutir questões relacionadas à poesia brasileira contemporânea. A partir de quarta-feira, outras áreas em interface com a literatura vão ganhar atenção com a presença de Márcia Tiburi e da historiadora Guiomar de Grammont. Na sexta-feira, Marçal Aquino e Raphael Montes colocam em evidência a literatura policial e, no sábado, Cristovão Tezza e Luiz Henrique Pellanda trazem à baila a crônica. “Esse é um gênero muito particular do Brasil e nessa conversa será possível pensar nas contribuições de autores como Paulo Mendes Campos”, diz o curador João Paulo Cuenca.

Agenda

O quê. Bienal do Livro de Minas

Quando. Até o próximo domingo

Onde. Expominas (av. Amazonas, 6200, Gameleira)

Quanto. R$ 10 e R$ (meia)

programação completa: bienaldolivrodeminas.com.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave