Visitando a riqueza do sertão

Embrapa Semiárido formulou roteiro por entre fauna e flora do bioma brasileiro e ainda auxilia produtores de vinho

iG Minas Gerais | Aline Diniz |

Marcado pelo pálido verde dos cactos, o árido sertão ganha cores vivas ao por do sol
Aline Diniz
Marcado pelo pálido verde dos cactos, o árido sertão ganha cores vivas ao por do sol

A Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina (PE), disponibiliza para turistas, pesquisadores e demais interessados um passeio por entre as vielas do sertão, na chamada Trilha Ecológica com Caatinga Preservada. Nos 300 m de percurso é possível observar a diversidade da fauna e da flora do bioma, em meio a paisagens ricas e surpreendentes. Ao longo do percurso, placas indicam nomes científicos e populares de plantas, além da utilização de cada uma delas. O caminho é entrecortado por seis estações identificadas como: Facheiro, Faveleira, Umbuzeiro, Baraúna, Umburana de Cambão e Pau de Ferro.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Lucia Helena, uma só planta pode ter diferentes usos. Durante os períodos de seca, por exemplo, os facheiros (cactos) podem ser utilizados pelos produtores como alimento para a criação. A planta se desenvolveu tanto que as folhas se transformaram em espinhos como forma de defesa. Entretanto, as pontas são verde para que seja possível a realização da fotossíntese.

Nas estações, os visitantes recebem informações sobre cada espécie, sua importância ecológica, seu valor econômico, alimentar, medicinal ou frutífero. Além disso, a pesquisadora fala sobre a importância da preservação desse ecossistema exclusivo do Brasil.

Pesquisa

Na Embrapa Semiárido são realizadas pesquisas com intuito de ajudar os produtores de vinho da região do vale do São Francisco.

Depois que as pesquisas são finalizadas, os resultados são repassados aos agricultores por meio de workshops. Além disso, os resultados são disponibilizados em artigos científicos e publicações técnicas com um vocabulário menos acadêmico.

Está em andamento um estudo que visa melhorar a estabilidade do vinho para evitar que se forme precipitados sólidos nas garrafas.

Para quem quiser visitar, a Embrapa Semiárido fica na BR–428, KM 152, na zona rural de Petrolina no Estado de Pernambuco. O endereço eletrônico é www.embrapa.br/semiarido.

Contato

Detalhes. Interessados em conhecer o trabalho da Embrapa Semiárido podem entrar em contato com a instituição pelo número (87) 3866-3600.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave