Minas Gerais perde participação nas riquezas do Brasil

Os dados foram anunciados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou as Contas Regionais 2012

iG Minas Gerais |

Estados fortes na produção de minério perderam participação
vale/divulgação -23.5.2009
Estados fortes na produção de minério perderam participação

Rio de Janeiro. A região Sudeste vem reduzindo sua fatia na renda gerada no país, enquanto Estados menores têm ganhado participação, num processo ainda lento de desconcentração da economia brasileira. Minas Gerais está entre os que encolheram a participação. Em 2011, o Estado respondia por 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2012, caiu para 9,2%.

Em 2012, São Paulo ainda detinha a maior participação (32,1%), mas perdeu 0,5 ponto percentual em relação a 2011, consequência da redução do tamanho da indústria de transformação. Já um conjunto de 22 Estados na ponta de baixo da classificação passou a responder por 35,1% da do PIB em 2012 – 0,3 ponto percentual a mais do que no ano anterior.

Os dados foram anunciados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou as Contas Regionais 2012. “Existe uma movimentação, mesmo que um pouco lenta, de desconcentração no Brasil. Há ganho de participação desses Estados menores, seja pela política de proteção social e redução da miséria ou pelo avanço das classes consumidoras, a classe C, que têm alavancando economia dos Estados fora do eixo mais industrializado”, explicou o gerente de Contas Regionais do IBGE, Frederico Cunha.

Ele também destacou o avanço da agropecuária no Centro-Oeste.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave