Papa fará chuveiros para sem-teto

Decisão foi tomada após bispo dizer que moradores de rua não tinham onde fazer necessidades

iG Minas Gerais |

Banheiros.
 Duchas vão ser instaladas na Basílica de São Pedro
PLINIO LEPRI
Banheiros. Duchas vão ser instaladas na Basílica de São Pedro

Cidade do Vaticano. O papa Francisco mandou instalar três chuveiros nos banheiros que existem na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para que eles possam ser utilizados por pessoas sem-teto. A ideia é que os moradores de rua possam usar o local para tomar banho e também para trocar roupa. A notícia foi divulgada anteontem pelo jornal italiano “La Stampa”.

De acordo com as informações publicadas pelo jornal, o papa tomou a decisão depois de ser informado pelo bispo polonês Konrad Krajewski, responsável pela Esmolaria Apostólica, que os sem-teto que dormem debaixo das colunas da basílica não têm lugar para fazer as necessidades básicas.

Krajewski foi sagrado bispo no ano passado e encarregado diretamente por Francisco de cuidar dos moradores de rua do Vaticano, saindo pessoalmente para levar ajuda, a exemplo do que o papa argentino fazia quando era arcebispo da capital do seu país, Buenos Aires.

Convite. Segundo a reportagem publicada pelo “La Stampa”, Krajewski convidou um dos sem-teto, que se apresentou como Gian Lorenzo Bernini, a comer em um restaurante chinês, depois de saber que o morador de rua fazia aniversário. Bernini rejeitou o convite, pois se envergonhava de estar “cheirando mal”.

“Ele me explicou que em Roma sempre se consegue algo para comer, mas faltam lugares para se levar”, relatou o arcebispo ao periódico. Ainda que existam restaurantes com banheiros na organização católica Cáritas, voltada para o auxílio assistencial, “esses lugares estão sempre cheios”, alegou Bernini.

Ao saber da situação enfrentada pelos moradores de rua, o papa Francisco ordenou, então, que fossem construídas as duchas nos banheiros destinados aos peregrinos.

A reportagem do “La Stampa” afirma ainda que a instalação dos chuveiros está prevista para ocorrer na próxima semana.

Natal

Convite. O papa convidou a cantora punk Patti Smith para cantar no concerto de Natal do Vaticano. Conhecida como a “Avó do Punk”, ela será um dos 18 artistas que se apresentarão no evento.

Pontífice vai às Filipinas e ao Sri Lanka Cidade do Vaticano. O Vaticano anunciou ontem que o papa Francisco vai visitar em janeiro do ano que vem as Filipinas. A região foi devastada pelo tufão Hayan no ano passado, que deixou 4 milhões de pessoas desabrigadas. Na viagem, marcada entre 12 e 19 de janeiro, ele vai passar dois dias no Sri Lanka, país predominantemente budista onde os católicos são uma pequena minoria, antes de seguir para as Filipinas, maior país católico romano da Ásia. A previsão é a de que Francisco passe cinco dias nas Filipinas, quatro dos quais ele ficará na capital Manila, de acordo com o programa do Vaticano.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave