Mineirão recebe selo de responsabilidade ambiental

Certificado é reconhecimento por economia em água e por diminuição da emissão de gases

iG Minas Gerais | daniel polcaro |

Usina na cobertura gera 39% da energia gasta pelo Mineirão
Renato Cobucci/Imprensa MG / Por
Usina na cobertura gera 39% da energia gasta pelo Mineirão

O Estádio do Mineirão, na região da Pampulha, recebeu o selo ouro do programa BH Sustentável. A certificação ambiental foi entregue nesta sexta durante o encerramento do 5º Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), realizado nesta semana em Belo Horizonte.

O estádio obteve o certificado pela economia de água e energia elétrica, além da coleta e destinação de resíduos sólidos e redução das emissões de gases do efeito estufa.

A coleta da água da chuva, usada em mictórios, vasos sanitários e na própria irrigação do gramado, representa 40% do consumo do estádio. De acordo com a Minas Arena, a Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura tem capacidade total para atender 1.200 residências, ou 39% da energia gasta pelo Mineirão.

O estádio já havia recebido, em julho deste ano, o selo Platinum do programa de certificação ambiental Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental), exigência para as arenas da Copa do Mundo.

Iniciativa local. O BH Sustentável foi criado pela prefeitura como parte da política da Fifa de reconhecer empreendimentos que realizam ações capazes de reduzir o impacto no meio ambiente em cidades que receberam jogos do Mundial.

Desde 2012, 43 espaços como restaurantes, hotéis e empresas receberam os certificados bronze, prata e ouro.

Lixo no clássico

Copa do Brasil. A final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão, no dia 26 de novembro, deve gerar 1 t de resíduos. “Os produtos mais comuns são latas, papelão e plástico”, disse a supervisora de meio ambiente da Minas Arena Marcela Viana. Doação. Todo o material será doado para a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave