Falta de ritmo para batucar ou dançar é fisiológico

Se você não dança conforme a música, pode ter um tipo de déficit biológico, revela estudo

iG Minas Gerais |

Dificuldade de ritmo ou falta de samba no pé pode ser biológico
Cristiano trad/arquivo
Dificuldade de ritmo ou falta de samba no pé pode ser biológico

Rio de Janeiro. Se você é daqueles que não conseguem seguir um batuque ou dançar conforme a música, seu problema pode ser biológico. Essa é uma rara condição conhecida como surdez rítmica.

Em estudo conduzido por pesquisadores das universidades McGill e de Montreal, no Canadá, eles compararam o desempenho de dois portadores de surdez rítmica com 32 indivíduos saudáveis com idade e nível educacional similares e descobriram que as vítimas da condição, na verdade, sofrem com um problema para adaptar e sincronizar seus ritmos biológicos internos a mudanças nos sons do ambiente.

Os ritmos biológicos são comportamentos e ações periódicas ou cíclicas realizadas pelo corpo que podem ser lentos, como o ciclo circadiano (isto é, as adaptações às alternâncias entre dias e noites), ou rápidos, como as batidas do coração. Muitas atividades comuns do dia a dia, como andar e falar, envolvem esses ritmos biológicos, que podem ser conduzidos por estímulos externos, como uma música que leva um atleta a correr mais rápido ou uma companhia que faça uma pessoa acostumada a andar rápido a ir mais devagar, ao sincronizar seus passos aos da outra pessoa. “Os tipos de erros que esses indivíduos cometeram nos testes indicam déficits em seus ritmos biológicos, incluindo as frequências ou taxas naturais com que suas oscilações internas pulsavam (como as batidas do coração e a respiração) e o tempo que levaram para responder ao novo ritmo do metrônomo”, explica Caroline Palmer, professora de psicologia da Universidade McGill e uma das autoras do estudo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave