PBH quer intervir para que retirada de esgoto termine

Obra da Copasa está travada por processos judiciais e impede limpeza do cartão-postal

iG Minas Gerais | Daniel Polcaro |

Sudecap concluiu obra de desassoreamento da lagoa da Pampulha
Rodrigo Lima / O Tempo
Sudecap concluiu obra de desassoreamento da lagoa da Pampulha

O vice-prefeito de Belo Horizonte e secretário de Meio Ambiente, Délio Malheiros, irá procurar a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para tentar resolver as pendências judiciais que atrapalham o término das obras que vão retirar 95% do esgoto da lagoa da Pampulha. O objetivo é estabelecer um diálogo com o poder Judiciário.

“Essa questão não pode parar um projeto que envolve saúde pública com orçamento de R$ 100 milhões. Só estamos aguardando a conclusão da obra para iniciarmos o processo de limpeza da lagoa”, afirmou Malheiros.

A expectativa é que a limpeza completa do lago demore dez meses, mas o processo só pode ser iniciado após a retirada do esgoto. De acordo com a Copasa, nove processos judiciais envolvem 17 áreas que precisam ser desapropriadas. Eles impedem a construção de 4 km de redes interceptoras na região de Contagem. Por isso, não há previsão para a finalização da obra, que já tem 96 km de redes prontos.

Vereadores. A limpeza do cartão-postal, que envolve também o seu desassoreamento, é acompanhada pela Comissão de Estudos da Lagoa da Pampulha, da Câmara Municipal, que solicitou informações ao Executivo.

“A expectativa era concluir a obra antes da Copa, mas ocorreram atrasos naturais. Nosso objetivo com o pedido de informações é que o Executivo oficialize a comunicação sobre o processo de limpeza da lagoa”, disse o presidente da comissão, vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares.

Ele afirma que, dependendo da execução do trabalho de limpeza, a lagoa da Pampulha pode ser uma alternativa ao Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016 caso esportes náuticos precisem ser levados para outros locais. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital afirma que o desassoreamento da lagoa da Pampulha já foi concluído.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave