Fim de obra no viaduto Santa Tereza só em 2015

Revitalização estava prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano

iG Minas Gerais | Luiza Muzzi |

Ativo. 
Palco de manifestações culturais, espaço embaixo de viaduto está em obras desde dezembro
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Ativo. Palco de manifestações culturais, espaço embaixo de viaduto está em obras desde dezembro

Prevista para ser entregue até o fim deste ano, a obra de revitalização do viaduto Santa Tereza, no centro da capital, só ficará pronta no primeiro semestre de 2015. Cenário de diversos eventos culturais, entre eles o já tradicional Duelo de MCs, o espaço embaixo do elevado está completamente fechado desde o início do ano, inviabilizando as ações. Insatisfeitos com o atraso e com a falta de respostas da prefeitura, integrantes do movimento Viaduto Ocupado, criado para cobrar transparência e participação popular na gestão do espaço, realizarão nesta sexta uma manifestação no local.

Segundo os organizadores, a ação tem o objetivo de questionar o andamento das obras e pressionar pela rápida liberação do espaço próximo à Serraria Souza Pinto, onde acontecem os duelos. A interdição do local pode comprometer a realização do Duelo de MCs Nacional, marcado para o próximo dia 23.

Integrante do movimento, Pedro Valentim, que é também membro do coletivo Família de Rua e da Comissão de Acompanhamento das Obras do Viaduto, ressalta que a proposta é escancarar a situação. “O viaduto está há quase um ano fechado, e a cidade tem sido desrespeitada nesse processo. Era uma obra prevista para ser entregue no final de outubro, e agora estão dizendo meados de fevereiro”.

Ele afirma que, desde que a comissão de acompanhamento foi criada, em agosto, a área localizada em frente à Serraria Souza Pinto estava prometida para ser entregue em até 40 dias, viabilizando a realização do evento nacional. “Agora faltam dez dias, e ainda não sabemos se (o evento) vai poder acontecer, porque não decidiram se vão liberar essa área, sendo que ela está pronta. A gente cobra todos os dias, mas não tem feedback”.

Balanço. Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), 57,9% das intervenções no local foram concluídas. Em nota, o órgão explicou que a reprogramação do cronograma para 2015 ocorreu “em virtude da elaboração de um projeto de iluminação para a parte superior do tabuleiro e da necessidade de se estender o tempo para a recuperação do guarda-corpo e dos passeios”. A Sudecap informou que “está empenhando esforços” para que o espaço em frente à Serraria seja liberado a tempo do Duelo Nacional.

Saiba mais

Programação. O manifesto desta sexta no entorno do viaduto terá programação livre, incluindo Duelo de MCs, exibição de vídeos e outras intervenções. “É um espaço que se tornou referência para a juventude e cultura da cidade. Não somos contra a obra, mas nos preocupa como ela está sendo tocada”, diz Pedro Valentim.

Nacional. O Duelo de MCs Nacional será realizado por meio de verba arrecadada de forma coletiva, pela internet. O coletivo Família de Rua conseguiu os R$ 26 mil necessários, mas ainda não sabe se poderá realizar o evento em função do atraso.

Participação

Facebook. Batizada de #SextaTemViaduto!, a ação no entorno do viaduto Santa Tereza terá início às 20h. No Facebook, aproximadamente 400 pessoas já confirmaram participação.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave