Deputado George Hilton defende integração em países do Mercosul

Líder do PRB na Câmara Federal defendeu a permanência e exaltou a importância das relações com os países vizinhos em reunião com parlamentares no Uruguai

iG Minas Gerais |

George Hilton. 
Parlamentar, que é líder do PRB na Câmara Federal é um dos integrantes do Parlasul
gleno rocha
George Hilton. Parlamentar, que é líder do PRB na Câmara Federal é um dos integrantes do Parlasul

“Os governos passam, mas a integração deve permanecer, e este Parlamento tem papel fundamental para que a agenda da integração regional prevaleça sobre as agendas nacionais”. A afirmação é do deputado e líder republicano na Câmara dos Deputados, George Hilton (PRB/MG), que participou, na manhã da última segunda-feira (10), da XXXII Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul (Parlasul), realizada em Montevidéu, no Uruguai, sede administrativa do Mercosul.

Em seu pronunciamento, Hilton avaliou a atual conjuntura política do bloco com a reeleição da presidente Dilma Rousseff e destacou os novos desafios a serem superados. “A presidente pretende transformar o Mercosul num polo industrial, por intermédio de uma integração produtiva, para que seja o núcleo dinâmico da integração latino-americana, bem como incentivar a participação da sociedade civil no desenvolvimento sustentável da região com a criação de uma cidadania comum”, adiantou o deputado.

Hilton foi enfático ao defender que os interesses individuais de cada país-membro não se sobreponham às demandas e objetivos do grupo. “São atitudes individuais que enfraquecem o Bloco. Compartilho com o pensamento da presidente Dilma de não só manter as alianças, como também ampliá-las, para que aconteça o fortalecimento do bloco nos aspectos comerciais, econômicos, políticos, culturais e sociais”, disse o deputado, que também apoiou a criação de uma Comissão Especial para Análise da Situação do Uso e Tráfico de Drogas no Parlasul.

O Parlasul é um órgão democrático e legislativo formado 6 de dezembro de 2006, substituindo a Comissão Parlamentar Conjunta. Por excelência, é uma instituição que tem como meta representar o interesse dos cidadãos de cada um dos países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai). O parlamento tem sede na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave