Praticidade na cozinha

Preparar a própria comida não é tão trabalhoso quanto pode parecer; aprenda com receitas fáceis de blogueiros

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Abobrinha ao forno, sugestão do blog Diga Maria
Maria Capai / Divulgação
Abobrinha ao forno, sugestão do blog Diga Maria

Para quem não tem o hábito de cozinhar, chegar em casa à noite depois de uma jornada de trabalho e encarar as panelas pode parecer uma tarefa ingrata. Exatamente por não terem prática, muitos nem imaginam que ir para a cozinha não significa necessariamente passar horas à frente do fogão para garantir um bom jantar.

Para provar que é possível se dar bem sem tanto trato no assunto e com poucos ingredientes à mão, o Gastrô convidou blogueiros que se destacam na internet para darem receitas superpráticas, do tipo que a chef Rita Lobo apelidou de “Pá-Pum” no livro “Panelinha”, por ficarem prontas na mesma hora, sem enrolação. Criamos, para isso, duas regras: que os pratos fiquem prontos em até 20 minutos e sejam feitos com quatro ingredientes. Com uma ressalva – não entraram nessa conta ingredientes que de tão básicos fazem parte de praticamente qualquer receita: água, sal, pimenta e um tipo de gordura (óleo, azeite, manteiga).

Vencidos a preguiça e o cansaço, preparar a própria comida é sempre melhor, como comenta a chef Letícia Massula, autora do blog Cozinha da Matilde: “Cozinhar em causa própria é muito bom e ajuda bastante quando as receitas são práticas. Coloque uma trilha sonora, se sirva de uma taça de vinho e transforme esse tempinho em um momento de relaxamento seu, de mais ninguém. É um carinho para si mesmo e para quem você ama”.

Veja as sugestões, inspire-se e coloque o seu tempero à prova.

Conheça os blogueiros que participaram desta edição:

Cozinha da Matilde - pratos de profissional. Diferentemente da maioria dos blogs de receitas, este é comandado por uma profissional do ramo, a chef Letícia Massula. Todos os pratos vêm acompanhados de histórias de família e lembranças dela, que trocou Minas Gerais por São Paulo. A sua sugestão para o Gastrô foi o Capellini ao Limone, que ela comenta: “Depois de aprenderem essa massa, nunca mais as pessoas apelam para o Miojo”.

Cozinha para 2 - cozinhar como um ato de amor. Apresentado pelo casal de filmmakers Carol Thomé e Duca Mendes, o canal no Youtube é um dos mais acessados no Brasil. A primeira receita foi gravada por acaso, para o teste de uma câmera nova e teve tanto retorno que eles seguiram em frente, dando dicas de pratos ultrarrápidos, que não precisam nem de fogão. Os vídeos são transmitidos na programação do canal GNT. “Descobrimos a ‘cozinha de estar’, um ambiente para trocar experiências, botar o papo em dia, rir e ficar junto. Assim, deixou de ser uma obrigação”, declara Carol.

Diga Maria - o caderno de receitas. A mineira Maria Capai viu sua paixão por culinária aumentar depois que se casou e teve de se virar. Querendo guardar as receitas que preparava, abriu o blog, nas suas palavras, “o caderno de receitas perfeito”. O site virou programa de TV, com o mesmo nome, na ChefTV. “Quem não sabe cozinhar ou não tem tempo encontra muito material nos blogs. Lê-los pode ser o estopim de uma paixão, que é preparar a própria comida”, diz ela.

Pitadinha - de leitora a blogueira. De tanto ler blogs de culinária, a pedagoga Juliana Stelli de Azevedo resolveu abrir o seu para publicar suas descobertas. O que era amador cresceu e hoje ela se dedica profissionalmente ao site. “Embora as pessoas estejam redescobrindo o valor da comida feita em casa, nossas rotinas são muito corridas. Então. quanto mais simples a execução da receita, mais sucesso ela faz na internet”, afirma.

Sabor Sonoro - a expressão do criativo. O blog é comandado pelo publicitário Marcel Gussoni, que mostra receitas criadas como chef de fim de semana. A irmã dele, Alice Gussoni, frequentemente colabora com receitas vegetarianas. Cada prato recebe uma “harmonização” de música.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave