Dilma chega a Brisbane para reunião do G20

Na quarta (12), presidente havia feito escala em Doha, no Qatar, onde se reuniu com o emir do país, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, e a rainha-mãe, xeica Mozah bint Nasser

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A presidente Dilma Rousseff chegou nesta quinta-feira (13) a Brisbane, na Austrália, onde participará da Cúpula do G20 -grupo das vinte maiores economias do mundo- a partir deste sábado (15).

O desembarque ocorreu por volta das 9h (horário de Brasília). Na quarta (12), Dilma havia feito escala em Doha, no Qatar, onde se reuniu com o emir do país, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, e a rainha-mãe, xeica Mozah bint Nasser.

Na Austrália, além da reunião do G20, também estão programados encontros separados com chefes de Estado, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

A reunião com Merkel está agendada para a manhã de domingo (16). O encontro com Obama ainda não tem um horário definido.

No ano passado, Dilma adiou uma visita prevista para os EUA depois que vieram à tona denúncias de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA) contra diversas autoridades, incluindo a presidente brasileira.

Dilma chegaria no dia 23 de outubro a Washington para a visita de Estado. O único presidente brasileiro convidado nestes moldes havia sido Fernando Henrique Cardoso, em 1995, quando foi recebido por Bill Clinton.

Em Brisbane, Dilma também deve se encontrar com os chefes de Estado do Brics -grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave