Fã de Neymar, brasileiro se "surpreende" com gol mais bonito

Camilo Sanvezzo do Querétaro (MEX) concorre ao prêmio Puskás da Fifa

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

 Sanvezzo disse que ficou muito feliz com a indicação ao gol mais bonito da Fifa
Divulgação/ Queretaro
Sanvezzo disse que ficou muito feliz com a indicação ao gol mais bonito da Fifa

Pouco conhecido no país onde nasceu, o brasileiro Camilo Sanvezzo, 26, concorre ao prêmio do gol mais bonito do ano ao lado de astros do futebol mundial, como o sueco Zlatan Ibrahimovic, o colombiano James Rodriguez e o holandês Robin van Persie.

Sanvezzo, que atualmente joga no Querétaro, do México -mesmo time de Ronaldinho Gaúcho- é o único brasileiro indicado ao "Prêmio Fifa Puskás". Neymar, que concorreu nos últimos quatro anos, ficou fora da lista.

"Foi um gol especial e estou muito contente com a nomeação. Mas sinceramente não esperava tanta repercussão", disse Sanvezzo. "O Neymar é o melhor brasileiro na atualidade", afirmou.

Nascido na pequena Álvares Machado, no interior de São Paulo, Sanvezzo começou a jogar futebol cedo. Aos sete anos já frequentava escolas do esporte. Em uma delas, particular, contou com ajuda financeira de um tio para poder treinar.

Teve sucesso em peneiras da região e ganhou oportunidade no Oeste paulista -atual Grêmio Prudente- clube que o revelou e onde permaneceu três anos. Mas a passagem pelo futebol brasileiro foi rápida. Depois de uma breve temporada no Corinthians-AL, em 2009, Sanvezzo cruzou os oceanos.

Na Europa, o brasileiro atuou pelo Qormi, de Malta. Ainda teve passagem pelo clube sul-coreano Gyeongnan antes de chegar ao Vancouver Whitecaps, do Canadá.

Na liga norte-americana, o brasileiro chamou a atenção e seus gols lhe renderam convocação para o Jogo das Estrelas, que reuniu destaques da MLS (Major League Soccer) de 2013, o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e do Canadá e que reuniu astros como o francês Thierry Henry e o norte-americano Landon Donovan.

O gol que concorre ao prêmio foi marcado durante o clássico local contra o Portland Timbers, em outubro do ano passado. O jogador aproveitou cruzamento e marcou um golaço com um belo voleio, quase na entrada da área.

A exposição em todo o mundo parece não tirar o foco de Sanvezzo. Ele diz que está feliz no futebol mexicano e pretende cumprir os dois anos que lhe restam de contrato. Parte dessa satisfação no Querétaro se deve ao seu companheiro de equipe Ronaldinho Gaúcho.

"Claro que todo jogador pensa em atuar na Europa, mas estou bem aqui e contente por jogar ao lado do Ronaldinho. É uma ótima pessoa e muito humilde também", diz.

Sanvezzo sabe que não jogar em um grande clube da Europa pode atrapalhar um de seus sonhos: atuar na seleção brasileira.

Sonho que o jogador não abdicará. No momento, entretanto, ele está voltado a trabalhar na divulgação do vídeo de seu gol. O atacante espera conquistar pelo menos a terceira colocação dos gols mais bonitos.

"A gente não pode perder uma oportunidade dessa", diz o brasileiro sorrindo.

A tarefa não será nada fácil. Sanvezzo disputa com astros do futebol que entraram na lista com gols inclusive marcados durante a Copa do Mundo do Brasil: o "sem pulo" do australiano Tim Cahill; o chute de fora da área do colombiano James Rodríguez; e o "peixinho" do holandês Van Persie.

O Prêmio Fifa Puskás foi criado em 2009 e, desde a sua primeira edição, listou ao menos um representante brasileiro indicado ao troféu. Em 2011, Neymar venceu o prêmio com gol marcado durante a partida entre Santos e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

VEJA A LISTA DOS INDICADOS A GOL MAIS BONITO:

Tim Cahill - 18 de junho de 2014, Austrália x Holanda, Copa do Mundo de 2014

Diego Costa - 23 de novembro de 2013, Atlético de Madri x Getafe, Campeonato Espanhol

Marco Fabian - 15 de fevereiro de 2014, Cruz Azul x Puebla, Campeonato Mexicano

Zlatan Ibrahimovic - 19 de outubro de 2013, Paris St. Germain x SC Bastia, Campeonato Francês

Pajtim Kasami - 21 de outubro de 2013, Crystal Palace x Fulham, Campeonato Inglês

Stephanie Roche -20 de outubro de 2013, Peamount United x Wexford Youths, Campeonato Irlandês

James Rodriguez - 28 de junho de 2014 - Colômbia x Uruguai, Copa do Mundo de 2014

Camilo Sanvezzo - 6 de outubro de 2013 - Vancouver Whitecaps x Portland Timbers, MLS

Hisato Sato - 8 de março de 2014 - Sanfrecce Hiroshima x Kawasaki Frontale, Campeonato Japonês

Robin Van Persie - 13 de junho de 2014 - Espanha x Holanda, Copa do Mundo de 2014

Os vídeos dos gols estão disponíveis em http://www.fifa.com/ballon-dor/puskas-award/.  

Leia tudo sobre: camilo sanvezzoneymarpremio puskasfifa