STJD cancela julgamento do Icasa, que pode ser excluído da Série B
Clube cearense seria julgado hoje por ter entrado na Justiça Comum para tentar uma vaga na Série A
A pedido de um advogado do Icasa, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta quinta-feira adiar o julgamento referente ao processo que pede a exclusão do clube cearense da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O Verdão do Cariri havia sido punido pelo fato de ter ido à Justiça Comum para pleitear uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano.
O Icasa acusou o Figueirense, uma das quatro equipes que conseguiu conquistar o acesso, de ter escalado um atleta de forma irregular. Pela atitude, o clube foi enquadrado o artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz ser proibido pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, sob a pena de exclusão da competição.
A equipe cearense vem atuando com um efeito suspensivo até que o novo julgamento seja realizado. Se o Icasa for punido, a tabela de classificação da Série B vai mudar completamente. Isso porque, o regulamento prevê que todos os jogos disputados pelo Verdão do Cariri também seriam excluídos e, portanto, todos os pontos somados pelos adversários do time cearense, seriam descartados da pontuação geral.