Profunda solidão da cena

iG Minas Gerais | Daniel Oliveira |

Memórias. Mostra começa hoje com espetáculo de atriz que mescla memórias pessoais e bonecos
Bruno Ropelato
Memórias. Mostra começa hoje com espetáculo de atriz que mescla memórias pessoais e bonecos

Trabalhando com solos desde 2007, Robson Vieira sentiu na pele a dificuldade de inserção desse tipo de espetáculo em espaços e mostras de artes cênicas. “Tem muito festival que não aceita solo, ou tem restrições grandes na programação. Ouço até de colegas que monólogo não é teatro”, desabafa. Por isso, ele criou a mostra BH in Solos no ano passado e, em 2014, com o apoio do projeto Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá, traz oito espetáculos do Brasil e do exterior para a capital.

“Achei que seríamos algo mais local, mas neste ano abrimos a seleção e chegaram 40 inscrições de quatro países, o que confirma essa falta de espaço”, afirma Vieira, sobre a mostra que começa hoje na Funarte e vai até o dia 23. Se em 2013, a BH in Solos apresentou apenas espetáculos convidados, desta vez a mostra conta com solos de teatro, dança e performance de Minas, Florianópolis e Bogotá.

A seleção foi feita pelo próprio Vieira, ao lado de Letícia e Fábio Furtado. “O critério básico foi a diversidade de linguagens e estéticas, além da qualidade do aprofundamento do solista no que ele se propõe porque o solo em geral é o aprofundamento do artista sobre um tema”, explica o coordenador.

Além disso, o ineditismo foi levado em conta, mesmo que não tenha sido excludente. A programação conta com três espetáculos inéditos: “Ensaio para a Senhora Azul”, no domingo 16; “Bestiário”, no dia 21; e “Desmemória América Latina”, no encerramento do dia 23. Já a abertura, hoje às 20h, traz Heloisa Marina, de Florianópolis, em “Poses para (não) Esquecer”. “Ela trabalha um pouco com sua memória pessoal, que é outra característica própria do solo, mesclando isso com o uso de bonecos”, conta Vieira.

Para 2015, a BH in Solos já conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e busca agora aprovação na Lei Estadual.

Agenda

O que. Mostra BH in Solos

Quando. De hoje a 23/11 – de quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h

Onde. Funarte MG – rua Januária, 68, Floresta

Quanto. R$ 10 (inteira)

Programação completa. www.ocupacaodelapraca.com.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave