Guia facilita descarte de lixo em grandes eventos

Material foi apresentado nesta quarta em BH, em jornada de mudanças climáticas

iG Minas Gerais | Luiza Muzzi |

Evento. Prefeito da capital destacou que é relevante as cidades reduzirem emissão de gases
ISABEL BALDONI/DIVULGAçãO - 12.11.2014
Evento. Prefeito da capital destacou que é relevante as cidades reduzirem emissão de gases

Cidades brasileiras que promovem grandes eventos esportivos, culturais, religiosos ou festivos podem contar agora com uma ferramenta que pretende facilitar o descarte adequado de lixo e resíduos sólidos. Lançado nesta quarta, durante a Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas – que acontece até nesta sexta em Belo Horizonte –, o “Manual para Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos em Eventos” tem o objetivo de auxiliar os municípios no planejamento de ações sustentáveis em shows, festas, jogos e outros eventos.

O guia, entregue em formato digital para representantes das capitais brasileiras, traz recomendações divididas em oito passos, que vão desde elaboração de estratégia até avaliação de resultados (veja ao lado). O material também apresenta estudos de caso e exemplos de sucesso de eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Fruto de um trabalho de nove meses, o guia é uma iniciativa da associação mundial de cidades Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade.

Gerente de Mudanças Climáticas do Iclei, Igor Albuquerque explica que a ideia inicial era produzir material voltado para eventos esportivos, mas os envolvidos na ferramenta perceberam que as cidades têm eventos “mais desafiadores em termo de gestão de resíduos, como Carnaval, grandes prêmios, passeatas e viradas culturais”.

Segundo Albuquerque, o guia traz todos os aspectos que os municípios precisam considerar para elaborar um plano sustentável de gestão de resíduos para seus eventos. “A ideia é ajudar qualquer cidade que venha a sediar um evento a desenvolver estratégias mais eficientes de gestão de resíduos sólidos, e que isso possa ser incorporado de forma perene nas políticas dessas cidades”, destacou.

Realizada na sede da prefeitura, no centro, a jornada acontece junto com o 5º Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e Cidades do Projeto Urban Leds, que também começou nesta quarta. A intenção do evento é discutir ações e trocar experiências em prol do desenvolvimento sustentável.

Descrição

Guia.  O manual prevê oito etapas: estabelecimento de objetivos; envolvimento de parceiros; conhecimento dos resíduos; produção de menos lixo; definição da destinação; organização do descarte, coleta e armazenamento; motivação do público; e avaliação.

Capital. No evento, o prefeito Marcio Lacerda destacou a importância da participação das cidades na redução da emissão de gases ligados ao efeito estufa. “Além de aumentar a área verde, estamos trabalhando para tornar o trânsito menos poluente”.

Explicação

Desafio. Ao destacar a meta do desenvolvimento sustentável, especialistas afirmam que a mudança do clima é problema global, com efeitos locais, daí a importância do trabalho das prefeituras.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave