Escola no Nova Baden sofre com arrombamentos

Ladrões levaram toda a merenda dos alunos, além de vários utensílios da cantina

iG Minas Gerais | Evandro Teles |

Escola estadual no bairro Nova Baden tem sofrido vários ataques de vândalos
João Lêus
Escola estadual no bairro Nova Baden tem sofrido vários ataques de vândalos

A Escola Estadual Cândido Portinari, localizada no bairro Nova Baden, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi alvo de mais um arrombamento no domingo, 8. De acordo com a direção, já houve nove ataques à unidade de ensino em apenas dois meses. “Dessa vez, levaram muitos utensílios da cantina, como liquidificador, além de vários produtos alimentícios, como arroz, biscoitos e carne”, disse a vice-diretora Carmen Lúcia.

Segundo ela, o sistema de câmeras de vigilância da escola foi danificado em um dos ataques, o que facilita a ação dos vândalos. Além disso, o muro é muito baixo e a unidade de ensino precisa de uma completa reforma, segundo a vice-diretora.

“Nossa estrutura está defasada. O que precisamos mesmo é de uma reforma completa. Com muros mais altos e mais investimento na escola, temos certeza de que os atos de vandalismo vão acabar”, avaliou.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação informou que a Escola Estadual Cândido Portinari é atendida pela patrulha escolar da Polícia Militar, mas solicitou reforço no patrulhamento noturno da região em razão dos arrombamentos e atos de vandalismos ocorridos na escola nos últimos meses.

A Secretaria de Estado de Educação informou ainda que está adotando algumas melhorias na infraestrutura da escola que vão ajudar na segurança do local, como a instalação de uma cerca de arame nos muros (concertinas), por exemplo. Nesse caso, o processo licitatório está em andamento, e a expectativa é que nos próximos dias esse equipamento já esteja instalado.

A SEE também analisa o pedido de reparo das câmeras de segurança da escola que foram danificadas em um dos arrombamentos. A relação dos materiais danificados, quebrados e dos objetos roubados já foi feita e encaminhada para a Superintendência Regional de Ensino para serem repostos em breve.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave