Em missão que durou dez anos, robô pousa em cometa pela primeira vez

A Agência Espacial Europeia, ESA recebeu a confirmação às 14h03 de que o módulo espacial Philae tocou o solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

MUNDO - 12/11/2014 
Modulo liberado pela sonda Rosetta esta a caminho de pouso inedito em cometa .

FOTO : ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA
ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team
MUNDO - 12/11/2014 Modulo liberado pela sonda Rosetta esta a caminho de pouso inedito em cometa . FOTO : ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA

Um robô conseguiu pousar em um cometa após uma missão que durou mais de dez anos. Com o objetivo de estudar esse corpo celeste, dados enviados pelo módulo Philae e rebatidos à Terra pela sonda Rosetta, responsável por levar o equipamento ao cometa, confirmaram no início da tarde desta quarta-feira (12), o feito inédito na ciência.

A Agência Espacial Europeia, ESA, recebeu a confirmação às 14h03 de que o módulo espacial Philae tocou o solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa imensa com superfície composta de gelo e poeira.

A chegada ocorreu 28 minutos e 20 segundos antes do previsto, já que existe um intervalo entre a emissão do sinal da Rosetta e a recepção dele na Terra. Essa diferença de tempo é chamada pelos pelos cientistas de "minutos de terror".

De acordo com a ESA, após análise da telemetria, verificou-se que o toque na superfície do cometa não aconteceu conforme o planejado, já que os arpões, que fixariam o módulo no cometa, não dispararam em um primeiro momento. Os pesquisadores analisam o que podem fazer para reverter o problema.

Objetivo - Segundo os responsáveis pela façanha inédita, compostos químicos, gases e muita poeira presentes no cometa podem conter respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Além disso, isso apontariam aos cientistas uma direção para descobrir como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos.

Uma das teorias sobre o início da vida na Terra sugere que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave