Dilma se reunirá com Obama e Putin em cúpula

Gentileza de presidente russo com primeira-dama chinesa chamou atenção e foi censurada

iG Minas Gerais |


Atenção de Putim com Peng Liyuan foi alvo de comentários na web
AP
Atenção de Putim com Peng Liyuan foi alvo de comentários na web

Pequim, China. A presidente Dilma Rousseff se encontrará durante a Cúpula do G20 – grupo que reúne as 20 principais economias do mundo –, na Austrália, com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin. As duas reuniões farão parte de uma série de encontros bilaterais que Dilma terá nos próximos dias com líderes mundiais que também participarão da cúpula nos dias 15 e 16 deste mês.

Além de Obama e Putin, Dilma já tem encontros marcados com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da China, Xi Jinping.

Nesta terça, os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin, dos Estados Unidos e da Rússia, respectivamente, realizaram três encontros informais nos bastidores do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), na China.

As autoridades dos dois países não informaram detalhes das discussões, mas um porta-voz de Putin afirmou que eles conversaram sobre suas “relações bilaterais, a situação na Ucrânia, Síria e Irã”.

Também nesta terça, um gesto de cavalheirismo do presidente russo com a primeira-dama da China, Peng Liyuan, chamou a atenção no jantar de abertura do Apec. Enquanto os dois se acomodavam, o Putin tirou uma manta que estava sob suas pernas e a colocou nas costas de Peng. Ela agradece, mas deixou a manta cair e vestiu seu casaco.

O vídeo, que se espalhou pela internet, foi retirado do ar pela censura chinesa pouco depois. O gesto foi interpretado como gafe pelos chineses porque, pela cultura local, não é bem visto o contato de uma mulher com homem que não seja seu parente.

Suíte de R$ 30 mil

Luxo. Convidada da família real do Catar, a presidente Dilma dormiria nesta terça numa suíte cuja diária custa, pelo menos, R$ 30 mil. Ela deve chegar nesta quarta à Austrália.

Custo zero. Dilma ficaria em uma das duas suítes presidenciais com 700 metros quadrados em dois andares e vista para o Golfo Pérsico.Todas as despesas, disse a Presidência, seriam custeadas pelas autoridades locais.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave