Processos criativos abertos

Na comemoração de seus 32 anos, Grupo Galpão lança dez diários de seus processos criativos e apresenta peça

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Bastidores. Diretor Gabriel Villela e o elenco do Galpão conversam em “Os Gigantes da Montanha”
GUTO MUNIZ/DIVULGAÇAO
Bastidores. Diretor Gabriel Villela e o elenco do Galpão conversam em “Os Gigantes da Montanha”

Embora hoje em dia haja uma prática de abertura dos processos criativos para o público das artes cênicas, isso, em geral, ainda se dá nos finalmentes, quando falta pouco para a estreia, o que proporciona aos espectadores uma experiência muito próxima a uma apresentação convencional do espetáculo “pronto”. O Grupo Galpão, ao contrário, lança, no sábado, na livraria Quixote, dez diários de montagem, dos seus processos desde “Romeu e Julieta”, de 1992, como forma de dividir com o público especializado em teatro e também com os curiosos o que ocorreu nos bastidores e ensaios que antecederam os espetáculos.

“É um documento muito valioso e muito raro, porque é a descrição do dia a dia dos ensaios, com suas reflexões, os encontros. É um relato muito sincero, de um ponto de vista interno”, assinala Eduardo Moreira, ator e integrante do grupo, que é responsável por sete dos dez diários que serão lançados (os outros três são de Cacá Brandão, responsável pela dramaturgia de “Romeu e Julieta”, “Partido” e “Um Molière Imaginário”). Seis diários hoje são inéditos, e os outros quatro são reedições.

“Uma coisa que é importante ressaltar é que esses diários são o ponto de vista de quem escreve. Na maioria deles, o meu próprio. Eles refletem as minhas sensações. E comparando os que eu escrevi com os do Cacá, eu vejo diferença também porque eu falo de dentro da cena, enquanto ele tem um olhar de fora, de dramaturgo”, completa.

O lançamento faz parte das comemorações dos 32 anos do grupo, que ainda lançará DVD e CD também no sábado e apresentará seu último trabalho, “Os Gigantes da Montanha”, no qual reedita a parceria com Gabriel Villela, diretor de “Romeu e Julieta”, espetáculo mais celebrado da trupe.

“O DVD traz a reestreia de ‘Romeu e Julieta’, que fizemos para comemorar 30 anos de grupo, e também a estreia de ‘Gigantes’. As duas filmagens são na praça do Papa. Tem também imagens de ensaios de ‘Gigantes da Montanha’”, comenta Moreira. O CD traz canções dos espetáculos “Till, a Saga de um Herói Torto” e “Os Gigantes da Montanha”. “Está triplamente contemplado nessas comemorações ‘Os Gigantes’”, pontua o artista.

O Galpão prepara um trabalho em novo formato que deverá estrear no Galpão Cine Horto, em dezembro. “De Tempos Somos” será uma espécie de sarau, unindo o vasto repertório musical desenvolvido pelo grupo em sua trajetória. “É uma experiência nova, que não sei para onde vai, mas aponta para a experimentação de outro tipo de formato”, finaliza Moreira.

Agenda

O quê. “Os Gigantes da Montanha”

Quando. Desta quarta até domingo. Nesta quarta, às 21h, e domingo, às 20h.

Onde. Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244, Lourdes)

Quanto. R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave