Designers e arquitetos reformam lar para idosas

Além de adaptações de acessibilidade, casa está recebendo melhorias

iG Minas Gerais | Luciene Câmara |

Revitalização. Vinte e quatro ambientes do lar serão revitalizados
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Revitalização. Vinte e quatro ambientes do lar serão revitalizados

Todo ano, novas tendências da decoração são apresentadas em mostras realizadas Brasil a fora por arquitetos e designers de interiores. Eles criam ambientes completos, mas que na verdade são montagens provisórias para inspirar o público. Agora, um grupo de profissionais da área de Belo Horizonte decidiu ir além da vitrine e transformar a casa de 18 mulheres que vivem atualmente no Lar de Idosas de Santa Teresa e Santa Teresinha, no bairro de Santa Tereza, na região Leste.

O projeto, idealizado pela designer Fabiana Visacro – em conjunto com a agência Mão Dupla Comunicação –, ganhou o nome de Décor Solidário e tem o objetivo não só de decorar, mas também de tornar o espaço mais funcional.

O lar filantrópico foi construído em 1994 e já passou por adaptações de acessibilidade. No entanto, alguns ambientes precisam de adequações e melhorias. A instalação de um lavabo no terraço, segundo a presidente do lar, Maria da Glória Carvalho, será uma das principais melhorias, porque evita que as moradoras tenham que se deslocar até o primeiro piso para ir ao banheiro durante as confraternizações. O espaço de festas também ganhará uma cozinha gourmet. “O lar não é feio, mas precisava de uma revitalização. Sozinhos não teríamos condições de fazer isso”.

Fabiana Visacro explica ainda que a casa, embora aconchegante, precisa de retoques no visual, como no teto dos quartos, onde o tijolo fica aparente, e nos banheiros, onde o azulejo está desgastado. “O objetivo é criar ambientes não só para ser visitados, mas vividos. Cada detalhe precisa ser adaptado ao perfil das moradoras”.

Um exemplo de mudança é a aplicação de papéis de parede em tons mais sóbrios e harmoniosos nos quartos, proposta pelo decorador Marco Reis, 27.

Programação. Ao todo, 24 ambientes serão revitalizados, com a colaboração de ao menos 25 profissionais que já se juntaram ao projeto. Cada arquiteto e decorador envolvido está encarregado também de obter apoio de fornecedores de materiais e mão de obra.

A previsão é que a reforma seja entregue no dia 1°, como presente de Natal para as donas da casa. “O lar ficará ainda mais lindo”, afirmou a aposentada e moradora Alice Maciel Castro, 79.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave