Seis décadas de letras

iG Minas Gerais | LUCAS SIMÕES |

História. Projeto do prédio foi feito por Oscar Niemeyer, nos anos 50, mas só parte dele foi construído
lucia sebe/divulgação
História. Projeto do prédio foi feito por Oscar Niemeyer, nos anos 50, mas só parte dele foi construído

A Biblioteca Estadual Pública Luiz Bessa comemora uma vida dedicada à literatura e às letras em geral com a exposição “60 Anos Colecionando o Saber”, aberta de amanhã até 20 de fevereiro, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães. Numa espécie de viagem no tempo, peças, fotos e infografias vão comparar a evolução dos livros, além de contar detalhes da formação de um dos principais acervos literários em atividade do Brasil.

Preparada sob a curadoria do pesquisador na área de biblioteconomia Paulo da Terra Caldeira, ex-diretor de Processamento Técnico da Secretaria de Estado de Cultura, a exposição vai guiar o público por uma linha do tempo plotada nas paredes, além de trazer peças raras do acervo dispostas em vitrines e cubos interativos de vidro. “Algumas obras raras, encadernações antigas, material do braile, livros infantis da época dos nossos avós, tudo será usado para fazer um contraponto entre o novo e o antigo e na evolução geral dos livros”, diz Catiara Oliveira Mello Afonso, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplementos Literários. Quem comparecer à exposição ainda vai receber de graça uma edição especial do “Suplemento Literário”, que traz uma série de entrevistas com nomes como Ronaldo Fraga, Cristina Ávila e Olavo Romano, presidente da Academia Mineira de Letras (AML).

Além disso, como programação de aniversário, a direção do espaço ainda oferece mais de 40 atividades gratuitas, como rodas de leitura, intervenções artísticas e homenagens à consciência negra, comemorada em novembro (a programação completa está disponível no site www.cultura.mg.gov.br). Fora as atividades próprias, a biblioteca participa ainda do Circuito Literário Praça da Liberdade – que começa amanhã e vai até 16 de novembro – e da Bienal do Livro de Minas, de 14 a 23 de novembro.

Agenda

O QUÊ. Exposição “60 Anos Colecionando o Saber”

ONDE. Biblioteca Estadual Pública Luiz Bessa (praça da Liberdade, 21, Funcionários)

QUANDO. De amanhã a 20 de fevereiro

QUANTO. Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave