Muitas histórias para contar

Imprensa Oficial comemora 122 anos com abertura de exposição, lançamento de livros e apresentações culturais

iG Minas Gerais | Daniel Oliveira |

Magistrado. Após 30 anos sem expor, o desembargador José Marcos Vieira apresenta 20 quadros que remetem à Minas Gerais colonial
marco evangelista / divulgação
Magistrado. Após 30 anos sem expor, o desembargador José Marcos Vieira apresenta 20 quadros que remetem à Minas Gerais colonial

Parte integrante da história cultural de Belo Horizonte e do Estado, a Imprensa Oficial está chegando aos 122 anos. E para celebrar a data, o órgão preparou uma vasta programação que terá início nesta quinta-feira, dia 13.

Entre os destaques, está a abertura da exposição “O Retorno”. Composta de imagens do casario mineiro, sob influência do impressionismo e do expressionismo, ela traz 20 quadros em óleo sobre tela pintados pelo desembargador e artista plástico José Marcos Vieira. “Ele estava há 30 anos sem expor, e acredito que as artes ganham muito com esse retorno”, afirma o diretor da Imprensa, Eugênio Ferraz, sobre as pinturas que levam a uma viagem às Minas Gerais dos tempos coloniais.

Além das telas, a quinta-feira trará também o lançamento de dois livros. O primeiro deles, “Contos e Crônicas – Audiências na Imprensa Oficial, Volume I – 2014”, reúne 61 casos jurídicos vividos em Minas Gerais e contados por eminentes profissionais da área – entre juízes, advogados, desembargadores, procuradores e promotores de justiça.

“Cada um deles descreve histórias que viu nos tribunais ou em audiências e julgamentos no Estado”, explica Ferraz. Segundo ele, as cerca de 280 páginas da obra foram compiladas em tempo recorde. Entre a ideia do livro e sua impressão, finalizada hoje, foram apenas 25 dias. “Às vezes, eu telefonava para algum magistrado ou procurador de manhã, e ele gostava tanto da ideia que no fim da tarde já tinha um texto pronto e acabado”, revela o diretor da Imprensa.

O outro lançamento é o do livro “Cadernos de Paleografia, Número I”. A obra surgiu a partir de uma visita que Ferraz recebeu há cerca de um mês. “Era um grupo de estudantes do programa de pós-graduação em História da UFMG, que criou uma oficina de paleografia na universidade”, conta. Na oficina, eles receberam uma série de palestrantes de todo o país com o intuito de promover a partilha de experiências de pesquisa, envolvendo o uso de manuscritos, bem como a integração do público interessado, independentemente do nível de formação.

Esses encontros foram gravados e o material resultou no livro que será lançado na quinta-feira. Além da transcrição das palestras, as 250 páginas da obra trazem ainda uma análise crítica e histórica de cada uma das falas. “Em contrapartida pela edição do livro feita pela Imprensa Oficial, o grupo de estudantes da UFMG oferecerá uma oficina de paleografia em dezembro, voltado para o público interno da Imprensa e para o externo, no limite de vagas”, adianta o diretor.

Além dos livros, a programação contará ainda com uma apresentação do grupo Valores de Minas, às 18h. O programa do Servas e do governo do Estado é voltado para jovens entre 14 e 24 anos matriculados em escolas da rede pública estadual e oferece oficinas de teatro, circo, música, dança e artes plásticas. “Será uma performance rápida, de tom mais circense, em que eles vão se misturar e desaparecer no meio do público”, conta Ferraz.

Por fim, a programação vai promover o lançamento de uma biblioteca sustentável na Imprensa Oficial. “Há muito tempo não existe uma biblioteca no órgão, e acumulamos muitos livros nos últimos anos”, reflete o diretor. Com isso, uma equipe de funcionários do órgão, reutilizando materiais usados e lixo industrial da gráfica – como carretéis, rolos e aparas de papel – construiu prateleiras, porta-livros, estantes, separadores de livros, cadeiras, mesas e balcões. O acervo da biblioteca será composto de cerca de 600 livros, a maioria editados pela própria Imprensa.

A comemoração dos 122 anos vai se estender ainda pelo mês de dezembro. Ferraz adianta que já estão confirmados o lançamento de dois livros. Um deles trará uma compilação de gravuras publicadas no “Suplemento Literário”. O outro, “122 Sábados Passados”, reunirá reportagens publicadas na página 8 das últimas 122 edições do “Minas Gerais”.

Programe-se

122 anos da Imprensa Oficial de Minas Gerais

Quando. A partir desta quinta-feira, às 18h

Onde. Imprensa Oficial – avenida Augusto de Lima, 270, centro

Programação completa. www.iof.mg.gov.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave