CBF vai esperar fim de competições para anunciar vagas na Libertadores

Possibilidade de o Cruzeiro ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil deixa indefinido o grupo de times que disputarão o torneio continental

iG Minas Gerais | JOSIAS PEREIRA E RÔMULO ABREU |

O TEMPO
undefined

A atual temporada do futebol brasileiro está chegando ao fim com um entrave ainda maior do que o mistério sobre quem serão os campeões dos principais torneios nacionais. Com a possibilidade de o Cruzeiro faturar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, fica no ar como será a definição dos times classificados à Libertadores do ano que vem.

Como sabe-se, cinco vagas para o torneio continental são destinadas a equipes brasileiras: os quatro primeiros colocados do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil. Mas, caso o Cruzeiro, que lidera o Nacional com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado restando cinco rodadas para o fim do certame, confirmar o título e ainda vencer o rival Atlético na decisão da Copa do Brasil, ele ficaria com duas vagas.

Há a especulação que, considerando este fato, o acesso via Copa do Brasil seria transferido ao vice-campeão do torneio. Entretanto, uma fonte que compõe a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), disse que a entidade vai aguardar as definições dos campeonatos para resolver como serão distribuídas as vagas, deixando no ar a possibilidade especulada, porém, negando que já haja uma determinação a respeito.

O dirigente ainda reforçou que qualquer mudança será informada prontamente aos clubes, rechaçando que a CBF esteja elaborando resoluções ocultamente.

Outro impasse na definição das vagas passa pela possibilidade de o São Paulo ser campeão da Copa Sul-Americana – é semifinalista -, e terminar o Brasileiro em segundo lugar. A primeira ocasião daria vaga para a primeira fase da Libertadores, enquanto o vice-campeonato garante classificação direta à fase de grupos do torneio. Cogita-se que o Tricolor herdaria o acesso direto. Certo é que tais dúvidas deverão ser esclarecidas apenas após o fim dos campeonatos. Se é fácil imaginar os possíveis campeões, não se pode dizer o mesmo, pelo menos por enquanto, de como será a lista de candidatos brasileiros a conquistar a América.

Leia tudo sobre: cruzeiroatleticocopa do brasillibertadorescampeãovagacbffutebol