Cidade é conhecida por ser povoada por mais ursos do que pessoas

No Canadá, Churchiil tem 900 moradores e abriga cerca de mil ursos em parque nacional tombado pela Unesco

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

U.S. FISH AND WILD LIFE SERVICE, STEVE AMSTRUP/ASSOCIATED PRESS
undefined

Já imaginou morar numa cidade onde a população de ursos supera o número de pessoas? Pois esse lugar existe. Localizada no Canadá, no Estado de Manitoba, Churchiil tem 900 moradores e abriga cerca de mil ursos. A cidade está dentro de um parque nacional tombado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.

Localizada na costa oeste da Baía de Hudson, a cidade de Churchill é um dos locais preferidos dos ursos polares na época do verão. Eles chegam através do mar e permanecem por lá até o começo do inverno, que é quando as águas voltam a congelar e o ambiente fica favorável para a temporada de caça.

Os enormes ursos podem chegar a 600 quilos e apesar da aparência dócil, podem ter um comportamento agressivo. Além dos polares, os ursos pretos, únicos da América do Norte, também são vistos pelas montanhas que compõem a paisagem da cidade canadense. 

Câmeras de segurança monitoram, durante 24 horas, as atividades dos animais ao redor de Churchill e guardas ambientais atuam para afastá-los. Uma cadeia com 28 celas, sendo cinco com ar-condicionado, montada especialmente para os ursos, é usada para abrigar, temporariamente, os animais que são capturados pelas ruas da cidade. Tanto a segurança dos moradores quanto a dos ursos é preservada, para isso a equipe de monitoramento usam apenas armas de efeito moral. 

Aquecimento global. Com a elevação das temperaturas, os invernos acabam sendo cada vez mais curtos. Com isso, a temporada de caça dos ursos polares dura menos tempo do que deveria. Assim, quando eles chegam na costa da Baía de Hudson estão mais magros e cansados. Resultado disso, os ursos polares vão buscar alimento dentro da cidade.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave