Segundo dia do Enem terá redação e matemática

Candidatos têm cinco horas e meia para a resolução do exame -uma hora a mais do que no sábado (8)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Segundo dia do Enem terá redação e matemática
Mariela Guimarães
Segundo dia do Enem terá redação e matemática

 Os 8,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentam neste domingo (9) a segunda prova, que tem questões objetivas de linguagens e códigos, de matemática (com 45 questões cada) e a redação.

Os candidatos têm cinco horas e meia para a resolução do exame -uma hora a mais do que no sábado (8). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).

A prova deve ser feita com caneta preta de tubo transparente. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o uso de outra cor de tinta impede a leitura do cartão de respostas pelo sistema.

A redação causou polêmica no passado. Em 2012, um candidato obteve a nota máxima, mesmo com a inserção de um trecho de receita de macarrão instantâneo no texto. Neste ano, a correção será rigorosa: dois corretores avaliarão o trabalho. A média das duas notas poderá garantir 200 pontos ao candidato, que pode atingir até 1.000 pontos totais no Enem.

Especialistas ouvidos pela reportagem da Folha de S.Paulo apostam que os possíveis temas da redação serão assuntos atuais e de grande repercussão na mídia, como a Copa do Mundo, os 50 anos do golpe militar e a crise hídrica.

Eliminados

Após o primeiro dia de provas, no sábado (8), 65 candidatos foram desclassificados por uso de celular durante o exame. Esse número pode aumentar caso sejam identificados outros candidatos que usaram o aparelho durante as provas.

De acordo com o Ministério da Educação, todos os aparelhos devem ficar lacrados, em sacolinhas plásticas, na parte inferior das cadeiras durante todo o exame. A regra proíbe até que os participantes portem o aparelho desligado. Por isso, todos os candidatos vistos com o celular são imediatamente desclassificados, independentemente do uso que fizerem do aparelho.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave