Copa, 50 anos do golpe militar e crise hídrica podem ser temas

Neste segundo dia, estudantes terão que escrever uma redação; veja dicas e recomendações de professores

iG Minas Gerais | Folhapress |

Guardadas pelo Exército, provas do Enem chegarão ao destino dias 6 e 7
RODRIGO CLEMENTE - 31.8.2008
Guardadas pelo Exército, provas do Enem chegarão ao destino dias 6 e 7

Hoje é o segundo dia do Enem e, além das provas de português, língua estrangeira e matemática, os estudantes terão que escrever uma redação. Entre os temas mais citados pelos professores como prováveis para a proposta de redação deste ano estão assuntos atuais e de grande repercussão na mídia, como a Copa do Mundo, os 50 anos do golpe militar e a crise hídrica. Outros assuntos que tiveram destaque na mídia neste ano foram o racismo nos estádios de futebol, o Marco Civil da Internet, as pessoas que fazem "justiça" com as próprias mãos e o processo eleitoral.

Mas muitas vezes os temas surpreendem. O tema da redação do Enem em 2013 foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Em 2012, "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI". Em 2011, "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Em 2010, "O trabalho na construção da dignidade humana". Em 2009, "O indivíduo frente à ética nacional". E, em 2008, "Como preservar a floresta Amazônica".

Dicas e recomendações

Especialistas ouvidos pela reportagem fizeram algumas recomendações que podem otimizar o desempenho dos candidatos na redação. Segundo Marcos Magri, coordenador de português da Adaptativa, uma das recomendações é evitar palavras e conceitos que o aluno não entenda totalmente. Vários alunos parecem crer que a qualidade do texto é proporcional ao seu hermetismo.

De acordo com ele, os corretores valorizam linguagem clara e direta, que permita identificar facilmente o ponto de vista e os argumentos do candidato.

Outra recomendação é que o candidato, já no primeiro parágrafo, apresente o ponto de vista dele sobre o tema proposto e nos dois ou três seguintes exponha argumentos que confirmem a ideia. No último, deve-se apresentar uma sugestão para resolver o problema, explica.

Para Maria Aparecida Custódio, professora de redação do curso Objetivo, os alunos devem começar pela redação e só depois partir para os testes. Caso tenha necessidade de voltar à redação, isso só deve ser feito após o preenchimento do cartão de respostas. Deve-se ler os textos motivadores e sublinhar as palavras-chave de cada um, observando o posicionamento dos autores, afirma. 

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