Mercado de comida pronta dispara 25% no último ano

De 2009 para 2013, faturamento desse ramo de alimentação mais do que dobrou

iG Minas Gerais | Janine Horta |

Aposta. O empresário José Carlos Varela investiu em uma franquia e conta com o mix preço baixo e qualidade para atrair clientes
Uarlen Valério
Aposta. O empresário José Carlos Varela investiu em uma franquia e conta com o mix preço baixo e qualidade para atrair clientes

Os produtos congelados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, não mais somente pela praticidade, mas também pelo preço e qualidade, se comparado ao que há à disposição do consumidor nos self-services. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), de 2009 a 2013 o setor cresceu 120% e o faturamento aumentou de R$ 5,1 bilhões para R$ 11,3 bilhões. Só no último ano, o crescimento foi de 25%.  

Uma pesquisa encomendada pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) constatou que o brasileiro gasta, em média, R$ 663 por mês com o almoço fora de casa durante a semana. O valor corresponde a 91,6% do salário mínimo nacional, que é de R$ 724.

Sendo assim, é natural que os congelados e as comidas prontas ganhem espaço entre os consumidores, na busca por uma refeição mais barata e rápida.

A Telu Congelados Diferentes, empresa mineira da cidade de Volta Grande, na Zona da Mata, é um exemplo dessa expansão meteórica do setor. A família dos empresários e irmãos Rafael e Fernando Alvim começou em 1987 levando refeições congeladas para o Rio de Janeiro (a cidade grande mais próxima). De repente, estavam viajando diariamente para a capital fluminense.

Com o mercado em alta, eles transformaram o negócio em franquia e, em março de 2014, já tinham batido a meta de vendas do ano inteiro. Foram obrigados a refazer o planejamento de expansão e pretendem estar com 20 lojas no Brasil até dezembro. “O produto criado pela minha mãe há 27 anos conserva o sabor da comida caseira mineira. Nem parece congelado, parece feito na hora”, diz Rafael Alvim.

O último franqueado da Telu Congelados Diferentes em Belo Horizonte é José Carlos Varela, que abriu loja na avenida Prudente de Morais. “Vendo muito a linha executiva, para pessoas que trabalham aqui, na região. São pratos harmoniosos. Os que têm filé de frango e filé de peixe são os que saem mais. Quem compra uma vez sempre volta”, conta.

Os preços variam em torno de R$ 15 a R$ 20, numa linha diversificada de produtos. “Além da qualidade, o preço da franquia foi atrativo para mim”, acrescenta Varela. O investimento inicial é de R$ 85 mil.

Fit Box em BH

Cariocas. Klaus Schutz, dono da empresa de congelados voltados para cuidados com o corpo, My Fit Box, que são vendidos em academias de ginástica no Rio de Janeiro, trará a linha para BH.

Veja algumas opções em BH

Telu Congelados Diferentes

Panqueca de ricota com espinafre: R$ 15,90

Sandéleh Alimentos

Ensaladas Don Fidencio, massa fusilli, legumes e atum: R$ 7,98

(Verdemar)

Litoral Congelados Gourmet

Lasanha de camarão com catupiry para quatro pessoas:

R$ 39,90

Manjar Alimentos

Linha Fitness

Risoto integral de frango: R$ 15,90

My Fit Box

Frango com batata doce:

R$ 13,90

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave