Obama nomeará primeira negra como secretária de Justiça

Presidente vai indicar Loretta E. Lynch, 55, procuradora federal no Brooklyn, para suceder Eric Holder Jr. como secretária de Justiça

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Obama autoriza o envio de mais 1.500 militares para o Iraque
Evan Vucci
Obama autoriza o envio de mais 1.500 militares para o Iraque

O presidente Barack Obama vai indicar neste sábado (8) Loretta E. Lynch, 55, procuradora federal no Brooklyn, para suceder Eric Holder Jr. como secretária de Justiça, segundo a Casa Branca.

Se a nomeação for confirmada pelo Senado, Lynch será a primeira negra a assumir o posto. Ela também será um dos raros casos em que Obama escolhe alguém de fora de seu círculo mais próximo para ocupar um posto crucial.

A sua nomeação pode trazer benefícios políticos para a Casa Branca, já que Lynch não tem laços pessoais com Obama ou com suas políticas.

"Lynch é uma procuradora independente, que, por duas vezes, esteve à frente de uma das mais importantes procuradorias do país", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. Em cerimônia em setembro na Casa Branca, Holder, 63, anunciou sua renúncia ao cargo, que ocupa desde fevereiro de 2009.

Ele já dissera que pretendia deixar a função até o final deste ano e afirmou que ficaria no cargo até que seu sucessor fosse anunciado.

Holder vinha enfrentando críticas da oposição. O presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, disse que ele havia perdido há anos a confiança dos americanos e que sua saída deveria ter acontecido há muito tempo.

Para os republicanos, o procurador-geral "politizou" demais o Departamento de Justiça e permitiu que o governo Obama excedesse os limites de seu poder.

Holder, 82º procurador-geral do país, foi a primeira pessoa de ascendência africana a ocupar o cargo. Sua mãe é filha de imigrantes de Barbados, país do Caribe.

FOLHAPRESS

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave