Roteiro com doses de aventura e ócio

Opções vão desde voltas de bugue até prática de esportes radicais ou redes à beira-rio

iG Minas Gerais | Da redação |

Pedra Furada. Formação rochosa esculpida pela ação das ondas do mar. No período entre 15/7 e 15/8, 
o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra
Setur-CE/Divulgação
Pedra Furada. Formação rochosa esculpida pela ação das ondas do mar. No período entre 15/7 e 15/8, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra

Durante o dia, a programação em Jijoca de Jericoacoara, município que abriga uma das praias mais famosas do mundo, não poderia ser melhor. O lema é aproveitar a praia, de mar calmo, ou os passeios pelas lagoas de águas quentes e transparentes, tais como a Tatajuba, a do Coração e a do Paraíso, cercada por dunas que alcançam até 40 metros de altura.

Um espetáculo à parte é o passeio à pedra Furada, o principal ícone de Jeri. Entre os meses de junho e julho, o sol parece se pôr dentro do buraco da pedra, proporcionando um espetáculo inigualável. Outro ponto para apreciar o fim da tarde é a duna do Pôr do Sol, dentro da vila. Na descida da duna, já dá pra curtir a roda de capoeira e emendar com o forró, o reggae e o tecno que invadem as ruas de areia da vila.

Os amantes do windsurfe têm espaço em Jericoacoara garantido pelo bom vento. A praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte. Destaque também para o surfe, o rally e o trekking, além de outros esportes de aventura. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri.

Gastronomia

 A gastronomia é um destaque da vila. É possível encontrar tanto restaurantes simples, com cardápio baseado em peixes e frutos do mar preparados pelos familiares dos pescadores, quanto estabelecimentos de alto padrão, especializados em pratos da culinária internacional. Mas não deixe de saborear duas tradições locais: a torta de banana, comercializada em tabuleiros por vendedores ambulantes, e o pãozinho com queijo da padaria São Francisco, que funciona entre às 2h e às 7h da manhã, atendendo tanto quem sai da noitada quanto quem chega à última jardineira da madrugada.  

E, entre uma praia e outra, o visitante se encanta com o rico artesanato local. A intercessão do refinamento europeu dos colonizadores (principalmente portugueses, franceses e holandeses) com a aptidão para o trabalho manual indígena e o simbolismo dos adornos africanos deu origem a diversas tipologias encontradas em qualquer lugar do Ceará. 

Acesso

Segundo previsões da Secretaria de Turismo do Ceará, em dezembro de 2014, o acesso à praia vai ser facilitado por um aeroporto internacional, cuja pista de pousos e decolagens e áreas de taxiamento já estão concluídas. O aeroporto fica no município de Cruz, a dez quilômetros de distância do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara. 

Principais praias

Praia da Malhada. A cinco minutos de caminhada do centro da vila, a praia fica no caminho para a pedra Furada, ponto de parada para mergulho. É a melhor praia para os banhistas. As boas ondas atraem os adeptos do winsurfe. Faça amizade com os nativos – eles podem mostrar as outras formações rochosas da área, como as pedras do Jacaré e da Tartaruga. O caminho pela praia deve ser feito apenas na maré baixa. Na cheia, é preciso escalar as dunas.

Praia do Preá.Fica a leste do parque nacional, próxima à vila de pescadores, e é uma das portas de entrada de Jericoacoara. A pesca é abundante, e a cozinha de peixes, camarões e lagostas é uma das melhores do Ceará.

Praia de Jericoacoara. De águas rasas e muitos ventos, a praia é uma das mais procuradas pelos praticantes de esportes náuticos. Aproveite o conforto das espreguiçadeiras dos bares ao redor do lugar para apreciar a paisagem.

Praia da Lagoa de Jijoca.É conhecida como um dos melhores destinos na cidade e uma das mais belas praias de toda a região. Tem boa infraestrutura. A lagoa Azul, mais rústica, é o ponto de parada dos passeios de bugue. Tem barracas simples e trampolins de madeira. Já a parte conhecida como lagoa do Paraíso oferece infraestrutura de bares e restaurantes com espreguiçadeiras e redes. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jeri e é acessível por bugue ou jardineira.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave