Onde o sol nasce e dorme

Município abriga uma das praias mais belas do Brasil, em área ambiental

iG Minas Gerais | Da redação |

Para banhar-se. Jericoacoara tem lagoas de água  doce e salgada
Setur-CE/Divulgação
Para banhar-se. Jericoacoara tem lagoas de água doce e salgada

A costa cearense é uma das mais belas do Brasil, e Jericoacoara é considerada “a joia da coroa”. A praia, carinhosamente apelidada de Jeri, exerce um encantamento todo especial em quem a visita. Localizada a 300 km de Fortaleza, Jericoacoara é um santuário ecológico. Para os ligados ao misticismo, Jeri – eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo pelos jornais estadunidenses “The New York Times” (1994) e “Washington Post” (2004) – emana uma energia única e, por isso, é o lugar perfeito para esquecer os problemas.

Em 2011, Jericoacoara foi considerado o sétimo melhor destino do mundo pelo site colaborativo de viagens Trip Advisor, e em 2014 o mesmo site atribuiu à Jeri o título de décimo melhor lugar para viajar e a 14ª praia mais bonita do Brasil.

Cercada por uma área de proteção ambiental permanente – o Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara – , de 8.400 hectares, o acesso é possível apenas por mar ou veículo tracionado. Porém, esse é só mais um charme de Jeri.

Os turistas desembarcam no município-sede, Jijoca de Jericoacoara, e levam cerca de uma hora para chegar ao vilarejo a bordo de uma jardineira, que é um caminhão adaptado. Lagoas de água doce e salgada, praias intocadas, rochas esculpidas pelo vento numa área de 200 km², onde são proibidos a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição.

Mas o prazer de Jeri começa aí. Com a maré cheia, o trajeto é feito por cima das dunas; e se baixa, pela beira do mar.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave