Planejamento é essencial para sucesso no Enem

Candidatos devem organizar a saída para as provas – e não estudar, diz psicóloga

iG Minas Gerais | Bárbara Ferreira |

Véspera. Alunos de escola particular da capital se descontraíram em piscina de clube ontem
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Véspera. Alunos de escola particular da capital se descontraíram em piscina de clube ontem

Após anos de preparação, neste sábado é o dia em que 8,7 milhões de estudantes em todo o país vão começar a passar pela 24ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – mais de 900 mil deles em Minas. Especialistas orientam que os candidatos relaxem, se organizem com antecedência, tenham alimentação leve e mantenham a rotina. Segundo a psicóloga Carla Couto, especialista em coaching de carreiras, os procedimentos fazem toda a diferença. “São anos de preparação, e apenas um detalhe pode mudar tudo”, justifica.

Os candidatos devem procurar dormir bem, evitar dormir tarde e acordar muito cedo, tomar café da manhã reforçado e não estudar nada. “Sugiro que, ao acordar, o candidato faça atividades relaxantes, que não gastem muita energia, como assistir a um filme e fazer uma caminhada leve”, explica.

Foi para estimular a tranquilidade dos alunos na véspera do Enem que o Coleguium Rede de Ensino, na capital, promoveu atividades recreativas para os alunos candidatos nesta sexta. Os jovens se divertiram com paint ball e usaram as dependências de um clube para recreação. A intenção da escola foi promover a liberação de adrenalina e a redução da ansiedade.

planejamento. De acordo com a psicóloga, como imprevistos podem desequilibrar os candidatos, é importante verificar tudo com antecedência. “É importante conferir o endereço do local de prova, consultar um mapa e sair cedo de casa”, justifica Carla.

As provas deste sábado, que têm 90 questões, começam às 13h e têm fim previsto para 17h30. Neste domingo o teste começa no mesmo horário, e candidatos terão cinco horas para fazer a redação e outras 90 questões. Não haverá divulgação de gabaritos oficiais até quarta-feira.

Em parceria com Polícia Militar e Guarda Municipal, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) vai disponibilizar agentes para operar o trânsito e auxiliar candidatos do exame durante as provas em Belo Horizonte, que serão realizadas em 167 unidades educacionais. Haverá reforço nos horários das linhas do Move, sem alterações nas convencionais.

Dados sobre linhas para os locais de prova estão no portal da autarquia de trânsito – www.bhtrans.pbh.gov.br.

Confira permissões e proibições

Caneta. Somente é permitido usar caneta esferográfica preta, feita em material transparente. É vetada a utilização de outros materiais escolares, como lápis, lapiseiras e borracha.

Horário. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam às 13h, e os portões de todos os locais onde haverá exame vão ficar abertos a partir das 12h. Após as 13h, não é permitida a entrada de candidatos.

Contato. É proibido qualquer tipo de comunicação entre os participantes do exame durante realização das provas.

Celulares. Não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos, como celulares, MP3, relógios, calculadoras e agendas eletrônicas, entre outros dispositivos receptores de dados. Fotos e selfies também são proibidos. O flagrante de qualquer material de consulta ou anotação pode eliminar o candidato.

Vestuário. Também não é permitido usar boné, gorro, óculos escuros, chapéu e artigos similares.

Documentos

Atenção. Na hora de ir aos locais de prova, é importante verificar a documentação. Todos os candidatos devem portar documento de identificação com foto e cartão de inscrição.

Portugal pode adotar exame Após se consolidar como principal porta de acesso às universidades do Brasil, o Enem pode se transformar, no futuro, em passaporte para instituições portuguesas. As 14 universidades públicas do país estudam fazer uma adesão maciça ao exame. Isso agora é possível porque, em março, uma nova lei deu às universidades o direito de definir a forma de ingresso de estudantes estrangeiros.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave