Peça tem sonatas de John Cage para ouvidos infantis

Em “Danse Étoffée Sur Musique Déguisée”, um piano é alterado por objetos colocados entre suas cordas

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Pensar na sensibilidade das crianças e nas particularidades de sua percepção ao ver espetáculos de artes cênicas é uma prática que anda em voga. São vários os espetáculos de circo, dança e teatro que tentam trazer à tona o que há de especial no mundo dos pequenos. Dentro da programação do Fórum Internacional de Dança 2014 (FID-2014), por exemplo, os pais poderão levar seus filhos para conferir o espetáculo “Danse Étoffée Sur Musique Déguisée” (em uma livre tradução, “Dança Camuflada para um Música Fantasiada”), neste sábado e domingo, no CCBB.

Em linhas gerais, a peça propõe um encontro entre um dançarino e a composição de John Cage “Sonatas and Interludes for Prepared Piano”. Apontado como um dos artistas mais singulares da arte contemporânea, Cage traz em sua obra aspectos muitos caros à arte da performance, tais quais a mistura de linguagens artísticas e o fundador potencial do “aqui e agora”.

Em “Danse Étoffée Sur Musique Déguisée”, um piano é alterado por objetos colocados entre suas cordas. Ao ser tocado ao vivo, ele produz sons estranhos e familiares, conforme reza a sonata de Cage. Ao mesmo tempo, um dançarino aplica a mesma ideia à sua ação, o que propicia a emergência de uma atmosfera aberta à imaginação do artista e do público.

“É uma composição muito complicada, sofisticada, do Cage, mas funciona muito bem para crianças porque é uma música menos melódica. Aos nossos ouvidos pode soar estranho, porque já estamos acostumados com um determinado tipo de música que é mais confortável de se ouvir”, comenta Adriana Banana, curadora do FID.

Agenda

O quê. “Danse Étoffée Sur Musique Déguisée”

Quando. Neste sábado e domingo, sempre às 17h

Onde. CCBB (praça da Liberdade, s/nº, Funcionários)

Quanto. R$ 6 (inteira)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave