Crimes violentos aumentam 60% no mês de setembro

Roubos consumados lideram a lista; homicídios aparecem em segundo

iG Minas Gerais | José Augusto Alves |

Dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) constatam crescimento da violência na cidade em setembro. De acordo com o balanço, esse foi o mês do ano em que se registrou o maior número de crimes violentos no município: 547. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 340, o que indica um crescimento de 60% em 2014. Já em relação a agosto deste ano, quando se registraram 485 ocorrências, a alta foi de 12,8%

Os roubos consumados lideram a lista. Segundo o balanço da Seds, 514 pessoas foram vítimas desse crime em setembro, o que corresponde a quase 94% do total. Em segundo lugar na lista aparecem os homicídios. Em setembro, 17 pessoas foram assassinadas na cidade. Esse número poderia ser maior se as tentativas de homicídios tivessem se consumado: foram 11 ao todo.

Em relação aos tipos de crime, apenas dois deles apresentaram queda na quantidade de ocorrências em setembro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2013: a extorsão mediante sequestro, que caiu de três para uma, e o número de homicídios tentados, que caiu de 15, no ano passado, para 11, em 2014.

Por outro lado, a quantidade de roubos passou de 303 para 514, e o número de homicídios cresceu de 15 para 17. Já os números de estupro consumo, estupro tentado e de sequestro e cárcere privado não se alteraram.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave