Saiba como economizar e se preparar para as festas de fim de ano

Comemorações, presentes de amigo secreto e lembranças para as pessoas mais próximas são algumas das despesas mais comuns neste época do ano, fugindo do orçamento mensal

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Saiba como economizar no fim do ano
Deposit Photos
Saiba como economizar no fim do ano

Com o fim de ano chegando, muitos gastos surgem para mexer com o orçamento. Comemorações, presentes de amigo secreto e lembranças para as pessoas mais próximas são algumas das despesas mais comuns. Porém, para não começar 2015 endividado, você pode colocar em prática algumas dicas simples.

Pesquise - Se você já tem em mente o que deseja comprar, não tenha medo de perder tempo pesquisando o preço em diversas lojas. Busque também estabelecimentos de diferentes ramos: se você quer um sofá, pesquise tanto em comércios especializados em móveis quanto em lojas de variedade - os preços podem variar muito, e essa lógica serve para diferentes itens.

Planeje - Planeje o melhor momento para ir às compras. Se você se programar, é possível aproveitar algumas ofertas antes do final do ano, como por exemplo a consagrada Black Friday, que nesse ano acontecerá em 28 de novembro, data em que as lojas vão oferecer promoções quase imbatíveis. Antecipe-se e programe-se para esse dia especial, pois deixar para adquirir o que você precisa no último minuto, já perto das festas de fim de ano, pode trazer preços maiores e menor variedade.

Economize nos presentes - É uma tradição presentear as pessoas mais queridas no Natal. Porém, isso não quer dizer que você precisa gastar mais do que pode. Alguns sites oferecem cupons de desconto para facilitar sua compra em diferentes lojas, uma tradição consolidada no mercado norte-americano que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil e pode ajudar muito a encontrar os melhores preços e uma variedade enorme de produtos.

Seja fiel ao seu orçamento - Evite gastar mais do que você pode. Parece complicado, mas se você colocar na ponta do lápis o quanto pode ou está disposto a gastar, poderá se controlar melhor ao fazer todas as suas compras. Contabilize cada gasto e isso poderá ajudá-lo ainda a não adquirir mercadorias supérfluas.

Ceias econômicas - Opte por produtos nacionais no momento de fazer as ceias e também escolha as castanhas e outros produtos com casca (os descascados são bem mais caros). O peru e outras aves natalinas têm preços mais elevados, podendo ser substituídos por peixes e também pela carne suína. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave