Operação desarticula quadrilha de roubo a carros e prende 18

A polícia diz acreditar que, apenas neste ano, 200 carros tenham sido roubados pelo bando; até agora foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e outros 24 de prisão temporária

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

 Uma operação para desarticular a mais organizada das quadrilhas de roubo a carros do Rio Grande do Sul foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pela Polícia Civil. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e outros 24 de prisão temporária.

Ao todo, 18 pessoas já tinham sido presas até a manhã desta quinta, segundo o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Porto Alegre. A polícia diz acreditar que, apenas neste ano, 200 carros tenham sido roubados pelo bando. Os veículos eram enviados para Santa Catarina, Paraná e Paraguai.

Os bandidos eram responsáveis ainda por roubo de carga, clonagem de carros, uso e comércio ilegal de explosivos e tráfico de drogas e armas.As investigações apontaram que a quadrilha era comandada pelo assaltante de bancos e carros-fortes José Carlos dos Santos, o Seco, que está preso desde 2006. De dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, ele dava ordens ao grupo. As conversas foram gravadas com autorização da Justiça.

Segundo o delegado, a Polícia Civil investigou cerca de 80 pessoas ao longo de um ano. As ações ocorreram nesta quinta-feira em Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Charqueadas, Farroupilha e Santa Maria.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave