CNI divulga o Perfil da Indústria nos Estados

Estudo apresenta informações sobre a evolução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) de cada um dos estados brasileiros

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Indústria teve, em 2013, sua menor participação no PIB desde 1950
Wellington Pedro/ Imprensa MG
Indústria teve, em 2013, sua menor participação no PIB desde 1950

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga nesta quinta-feira (6) o documento Perfil da Indústria nos Estados, que desenha o mapa do setor nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento será divulgado durante o 9º Encontro Nacional da Indústria (Enai).

O estudo apresenta informações sobre a evolução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) de cada um dos estados brasileiros, no número de empresas, nas exportações, na geração de emprego.

Aproximadamente 1,8 mil empresários participam do encontro, que termina nesta quinta-feira. O Enai ocorre em Brasília e põe em debate, entre outros assuntos, os obstáculos que as empresas e o país terão de superar nos próximos quatro anos.

Temas como produtividade, reforma tributária, educação, infraestrutura, relações de trabalho, segurança jurídica e integração do Brasil à economia internacional estão em discussão. Ao fim dos trabalhos, os empresários apresentarão a Carta da Indústria, com as propostas do setor produtivo ao novo governo.

Quarta-feira (5), o presidente da CNI, Robson Andrade, afirmou que o setor produtivo precisa de “sinais claros e firmes” de que a política econômica se movimentará em direção a uma maior estabilidade. “[É preciso] reduzir custos de produção, atualizar marcos regulatórios de infraestrutura e relações de trabalho e estimular os investimentos, entre outras tarefas inadiáveis”, disse na ocasião.

Leia tudo sobre: LevantamentoBrasilIndústicaCNIEncontro Nacional da IndústriaEnaiEconomiaPIB