Fase final da Chmpions pode ser adiada por Copa de 2022

O presidente da Uefa, Michel Platini, admitiu adiar final para que Mundial não ocorra no verão europeu

iG Minas Gerais | Folhapress |

Michel Platini comanda a Uefa desde o começo de 2007, quando venceu o sueco Lennart Johansson
DIVULGAÇÃO/UEFA
Michel Platini comanda a Uefa desde o começo de 2007, quando venceu o sueco Lennart Johansson

O presidente da Uefa, Michel Platini, admitiu nesta quarta-feira (5) adiar os jogos da fase final da Liga dos Campeões da Europa para permitir que a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, seja disputada fora do seu período habitual.

A Fifa estuda a possibilidade de alterar para os meses de janeiro/fevereiro ou novembro/dezembro a realização do Mundial. A medida visa evitar jogos de futebol em temperaturas de 50ºC, que costumam ser registradas em junho/julho.

"Não acho que isso será um problema para nós. Podemos fazer as semifinais e a final da Liga dos Campeões em junho de 2022 [e não em maio, como de costume]", disse o dirigente francês.

A decisão do torneio continental costuma ser a última partida oficial da temporada europeia. Normalmente, é disputada a pouco menos de um mês do início da Copa.

A maior força opositora à mudança de data do Mundial do Qatar é a Associação Europeia de Clubes (ECA), entidade que reúne 214 times do velho continente, entre eles os principais participantes da Liga dos Campeões.

A entidade alega que a alteração teria um grande impacto no calendário dos clubes europeus porque os principais campeonatos nacionais do continente, como o Alemão, o Inglês e o Espanhol, a alterarem seus períodos de disputa --atualmente, o Mundial é jogado durante as férias desses torneios.

A Fifa criou uma força-tarefa para discutir o tópico. A recomendação de evitar que a Copa aconteça em junho e julho, como manda a tradição, foi tomada pelo comitê executivo do órgão contra as altas temperaturas.

O próprio presidente Joseph Blatter já disse algumas vezes que é inviável a realização de um Mundial no país árabe no período de verão.

A organização da Copa do Qatar diz ter totais condições de receber a competição mesmo no verão graças a um sistema de climatização que será implantado nos estádios.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave