EUA elege primeiro senador negro desde o fim da Guerra da Secessão

Tim Scott, um republicano de 49 anos, obteve a vitória histórica na Carolina do Sul, estado onde teve início, em 1861, a Guerra da Secessão

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Scott substitui desde 2013 seu antecessor que renunciou ao mandato de senador
Reprodução/Wikipedia
Scott substitui desde 2013 seu antecessor que renunciou ao mandato de senador

Os norte-americanos da Carolina do Sul elegeram o primeiro senador negro do Sul do país desde o fim da Guerra de Secessão, segundo projeções das televisões norte-americanas. Ele é o primeiro senador negro depois do período chamado de Reconstrução, que terminou em 1877, com a retirada das tropas federais do Sul dos Estados Unidos.

Tim Scott, um republicano de 49 anos, obteve a vitória histórica no estado onde teve início, em 1861, a Guerra da Secessão. Scott já exercia, contudo, desde janeiro de 2013, o cargo de senador, em substituição a seu antecessor que havia renunciado.

A eleição de Scott marca um significativo contraste em relação ao senador Strom Thurmond, que representou a Carolina do Sul durante décadas, e foi um radical opositor da igualdade racial que lutou durante anos pela segregação.

Há seis anos, o senador Barack Obama tornou-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos ao derrotar o rival republicano John McCain nas urnas. Filho de um queniano e de uma americana, Obama substituiu George W. Bush, que estava havia oito anos no governo. Aluno de Harvard, Obama foi o primeiro negro a presidir a revista universitária Harvard Law Review.

Leia tudo sobre: Tim ScottEstados UnidosCarolina do SulEleiçõesSenadoSenadorNegroevoluçãoMundo