Reduzir consumo é tendência no mundo

iG Minas Gerais |

O excesso de sódio na alimentação do brasileiro foi o alvo de um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos em 2011. A proposta é reduzir a presença do sódio em 16 categorias de alimentos até 2020.

Os brasileiros consomem, em média, quase 12 gramas diárias de sódio, mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece a quantidade ideal entre 2 gramas e 5 gramas, no máximo. Para a nutricionista Carmen Zita Pinto Coelho, a quantidade ideal de sódio seria de 2,4 gramas por dia, o que já seria alcançado com 6 gramas de sal. “A redução de 1,3 grama por dia de sal ingerido gera uma redução de 5mmHg na pressão arterial sistólica, na idade período da vida de 25 a 55 anos. A estimativa é de que essa redução possa salvar 150 milhões de vida anualmente”.

Além da hipertensão arterial, o Ministério da Saúde também associa o consumo exagerado de sal a outras doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e renais. (BA)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave