Move começa a ser testado nesta quarta-feira em Montes Claros

Nesta terça-feira (4) o prefeito Ruy Muniz realizou a primeira volta no veículo que integrará o novo sistema

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Move começa a rodar em fase de teste em Montes Claros
Divulgação / Prefeito de Montes Claros
Move começa a rodar em fase de teste em Montes Claros

O Move (nome dado ao BRT – sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) será testado em Montes Claros, no Norte de Minas, oito meses após o início das atividades deste novo sistema em Belo Horizonte. Conforme informações da prefeitura, os novos coletivos começam a circular pelas ruas do município na manhã desta quarta-feira (5). 

O veículo tem uma capacidade quase três vezes maior que as dos ônibus convencionais, podendo levar até 180 pessoas. O sistema já é adotado em diversas capitais e em algumas cidades do interior do Estado, como Uberlândia e Uberaba.

Nesta terça (4) foi realizada em Montes Claros a primeira viagem do veículo, que ficará em teste por 15 dias, período em que um estudo de viabilidade será feito, levando em consideração o deslocamento pelas ruas e a adesão dos passageiros.

O veículo em teste vai executar o transporte em várias linhas. De acordo com Henrique Sapori, diretor da Transmoc, concessionária que pretende investir no veículo, Montes Claros possui demanda suficiente para a implantação do sistema. “Acredito que o BRT é um ganho enorme para a população, que será beneficiada com um tempo menor de espera e maior agilidade no deslocamento”, disse.

Durante os 15 dias de testes será feito o planejamento das linhas viáveis para o BRT, além de um estudo para a construção de faixas preferenciais e terminais que comporão o sistema. Após a avaliação o BRT deverá ser implementado na cidade ainda no primeiro trimestre de 2015.

“Estamos investindo em mobilidade urbana para melhorar o trânsito da cidade. Este sistema é um dos mais modernos do mundo e estamos investindo para que o trânsito de Montes Claros não chegue ao caos presente nas capitais. Com agilidade no transporte público e o preço da tarifa mantido, um número maior de montes-clarenses deverá optar pelo transporte coletivo”, afirmou o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave