Ucrânia: líder separatista de Donetsk toma posse

“Juro servir o povo da República Popular de Donetsk”, declarou Zakhartchenko, ex-mecânico de 38 anos, que obteve 81% dos voto

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O líder separatista pró-russo Alexander Zakharchenko tomou posse nesta terça-feira (4) como presidente da autoproclamada República Popular de Donetsk, no Leste da Ucrânia, depois de vencer as eleições separatistas de domingo (2) consideradas ilegais por Kiev e pelo Ocidente.

“Juro servir o povo da República Popular de Donetsk”, declarou Zakhartchenko, ex-mecânico de 38 anos, que obteve 81% dos votos.

Uma cerimônia semelhante está prevista para hoje à tarde em Lugansk, outro bastião dos separatistas onde o ex-militar Igor Plotnitsky, de 50 anos, obteve 63% dos votos.

Seis meses depois do início do conflito, que já fez 4 mil mortos, Donetsk e Lugansk elegeram no domingo (2) os respectivos presidentes e parlamentos.

Contrariamente à posição de Kiev, da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que consideram a votação ilegal, a Rússia declarou respeitar a escolha do povo e pediu a Kiev que suspenda as operações militares no Leste e dialogue com as “autoridades locais legítimas”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave