Cinco pessoas são presas em MG em operação contra tráfico internacinal

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Quadrilha comprava aeronaves no Brasil e as modificavam para transportar drogas.
Divulgação / Polícia Federal
Quadrilha comprava aeronaves no Brasil e as modificavam para transportar drogas.

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira a Operação Veraneio, para  desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atuava no Brasil, Honduras e Venezuela. Durante a ação cinco suspeitos de integrarem o grupo foram presos em Minas Gerais. As prisões ocorreram em Pará de Minas(2), Formiga (1) e Belo Horizonte(2).

A organização criminosa atuava comprando aviões no Brasil, onde as aeronaves eram adaptadas para o transporte de gargas e tinham os prefixos de identificação alterados. Os aviões eram então levados para a Venezuela e Honduras, onde eram deixados para serem usados por traficantes para transportar drogas.

No Brasil a operação cumpriu 48 mandatos judiciais em quatro Estados. Além de Minas, foram feitas prisões em São Paulo, Amazonas e Mato Grosso, onde ficava a base da quadrilha, em Sinop. Durante a ação foram apreendidos cerca de R$ 6,5 milhões, jóias, carros e diversos documentos.

Os presos responderão por crime de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional.

A operação teve apoio da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave