Conheça substâncias comuns em cosméticos e veja os ricos de cada uma

Alguns princípios ativos podem causar ansiedade, depressão e, em casos mais graves, câncer de útero e de mama; conheça algumas delas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Renne Castrucci/divulgação
undefined

Com o crescimento do mercado de maquiagens e cosméticos no Brasil, a quantidade de marcas e produtos disponíveis no país cresceu muito. Porém, devido ao grande número de substâncias químicas presentes em cada um destes produtos, fica a pergunta:

Você sabe exatamente tudo o que está presente no produto que você está usando?

E mais importante: você sabe qual o impacto que estas substâncias químicas têm na sua pele ou no seu cabelo?

Abaixo, listamos algumas das substâncias presentes na maioria dos cosméticos que você usa e quais os problemas que elas podem causar a sua saúde.

Chumbo A presença de chumbo nos cosméticos não é um problema exclusivo dos cosméticos no mercado brasileiro, em que uma pesquisa feita pela UFMG com 22 tipos de batons, apenas 1, de origem europeia, não continha chumbo.

Em teste feito em 2009 pelo FDA (Agência Norte-americana de controle de Alimentos e Remédios), as 20 marcas de batom testadas possuíam níveis elevados de chumbo.

As consequências são muito perigosas, incluindo problemas de aprendizado e comportamento, principalmente para mulheres grávidas, pois o chumbo pode afetar também o bebê.

Fragrâncias Encontradas em muitos perfumes e cosméticos, provém o aroma aos produtos, porém, algumas vezes não aparecem nos rótulos e podem trazer problemas para sua saúde. Algumas fragrâncias acabam causando alergias e dores de cabeça em muitas mulheres. Se você sofre com estes problemas, procure produtos hiperalergênicos e orgânicos.

Parabeno Outra substância que causa alergia em muitas mulheres, o parabeno é usado nos cosméticos como conservante, prevenindo contra a presença de fungos e bactérias. Outro problema do parabeno é que quando absorvido pela pele e ao entrar no sangue, ele é “interpretado” pelo nosso corpo como sendo estrogênio.

E o excesso de estrogênio pode causar ansiedade, depressão e em casos mais graves, câncer de útero e de mama.

Triclosan O triclosan é usado como uma substância antibacteriana. Se usado em excesso pode impactar o sistema de defesa de nosso corpo contra bactérias, além de reduzir as funções musculares.

Lauril sulfato de sódio O uso desta substância em sabonetes e xampus tem a função de gerar espuma e retirar oleosidade.

Esta substância pode causar vários problemas de alergia para pessoas com peles sensíveis, como dermatites, acne, enzema, entre outros.

Alumínio O alumínio é uma substância muita utilizada atualmente nos desodorantes e antiperspirantes, ou você acha que para os produtos que dizem que lhe mantém protegida por 48 horas, somente produtos naturais são usados?

Tome muito cuidado com o uso destes produtos, pois podem causar problemas nos rins ou até mesmo osteoporose.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave